Qual a primeira obra naturalista no Brasil?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

O mulato

A obra O mulato, de Aluísio Azevedo, inaugurou o Naturalismo brasileiro no ano de 1881.

O naturalismo no Brasil surgiu em 1881, quando o escritor Aluísio Azevedo publicou seu romance O mulato. Além dessa obra, o autor escreveu O cortiço, seu livro naturalista mais famoso e que apresenta as principais características do estilo, ou seja, o determinismo e a zoomorfização.

O Naturalismo no Brasil tem como marco inicial a publicação do romance "O Mulato" (1881), do maranhense Aluísio de Azevedo.

Em 1881, Aluísio Azevedo lança o romance O Mulato, obra que foi o marco inicial do período naturalista no Brasil. Essa época foi marcada por avanços científicos e tecnológicos no mundo todo.

Naturalismo no Brasil
No Brasil, o Naturalismo surgiu no final do século XIX, influenciado por autores europeus como Émile Zola e Eça de Queirós. No território nacional, o maior representante do estilo foi o maranhense Aluísio Azevedo, com obras incontornáveis como O Mulato (1881) e O Cortiço (1890).

O mulato

Seu destaque no meio literário deu-se em 1881 com a publicação do polêmico romance O mulato, considerado o primeiro romance naturalista da literatura brasileira.

O marco inicial do realismo foi a publicação da obra Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert. Já o naturalismo, tem início em 1867 quando foi publicado o romance Thérèse Raquin, de Émile Zola.

O primo Basílio, Eça de Queiroz; Realismo português. Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis; Realismo brasileiro. Dom Casmurro, Machado de Assis; Realismo brasileiro. O Cortiço, Aluízio de Azevedo; Naturalismo brasileiro.

No Brasil, o naturalismo começa em fins do século XIX e tem como marco inicial a publicação do romance “O Mulato” (1881) de Aluísio de Azevedo. A obra tem como tema central o preconceito racial. Também merece destaque sua obra O Cortiço (1890).

Autores e obras

  • Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)
  • Papéis Avulsos (1882)
  • Quincas Borba (1891)
  • Várias Histórias (1896)
  • Dom Casmurro (1899)
  • Esaú e Jacó (1904)
  • Relíquias da Casa Velha (1906)
  • Memorial de Aires (1908)

Ouça este artigo: O Naturalismo ou Realismo iniciou-se na segunda metade do século XIX e se estendeu até o início do século XX, na França. Manifestou-se na literatura, no teatro e nas artes plásticas com uma visão contrária à do Romantismo.

Aluísio Azevedo (1857-1913) foi um escritor brasileiro. "O Mulato" foi o romance que iniciou o Movimento Naturalista no Brasil.

As obras do Naturalismo traziam temas como: miséria, violência, crimes, patologias humanas, sexualidade, adultério, dentre outros. Aluísio de Azevedo foi o primeiro escritor brasileiro a escrever uma obra no estilo naturalista, no Brasil. O romance "O mulato" tem como o tema principal o preconceito racial.

Estava inaugurado o Realismo-Naturalismo. No Brasil, essa passagem ocorre em 1881, com a publicação de Memória Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (1839-1908), e de O Mulato, de Aluísio Azevedo (1857-1913). Enquanto o livro de Machado apresenta acentuado viés realista, o de Aluísio é claramente naturalista.

O Naturalismo sofreu forte influência das teorias científicas que dominavam o cenário europeu na segunda metade do século XIX, como o socialismo, o positivismo e o darwinismo. No romance naturalista, o narrador se comporta como um cientista, que observa os fenômenos sociais como quem observa uma experiência científica.

Machado de Assis

Nomes são conhecidos internacionalmente. Os principais autores do realismo brasileiro são Machado de Assis, Raul Pompeia, Xavier Marques, João Lúcio Brandão, Júlia Lopes de Almeida, Aluísio de Azevedo e Artur de Azevedo. Juntos, esses nomes foram responsáveis por expandir o movimento por todo o país.

O Cortiço

O Cortiço. O romance “O Cortiço”, publicado em 1890, é considerado, de forma geral, a obra mais representativa do naturalismo na literatura brasileira.

O Naturalismo é um estilo de época. Ele surgiu na Europa, no século XIX. A obra O mulato, de Aluísio Azevedo, inaugurou o Naturalismo brasileiro no ano de 1881.