Qual a primeira forma de utilização do GPS e qual sua função hoje?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Inicialmente ele era usado para rastrear caminhões com cargas valiosas, no interior dos satélites, há relógios atômicos de uma precisão enorme. Nos dias atuais, eles são utilizados pra diversas formas: Identificar terremotos. Monitorar atividades vulcânicas.

Hoje em dia, o GPS é usado nos mais diversos aspectos da vida cotidiana das pessoas, seja como um direcionamento de navegação (na aviação, marítima ou de automóveis) ou para encontrar uma localização específica no mapa.

A tecnologia tracking baseada nos sistemas de posicionamento global (GPS) evoluiu de forma gradual e, atualmente, já faz parte das nossas vidas. O localizador GPS, em particular, tornou-se fundamental na recuperação de veículos roubados, bem como numa gestão de frotas eficaz.

GPS é a sigla de uma expressão em inglês, “Global Positioning System”, que significa: “Sistema Global de Posicionamento”. Assim, os aparelhos de GPS são importantes instrumentos de localização geográfica e muito utilizados para a localização de pontos específicos da superfície terrestre.

Antes da criação do GPS, os instrumentos utilizados para localização na superfície terrestre já foram dos mais diversos, incluindo o astrolábio, utilizado nas grandes navegações e a bússola.

O GPS funciona a partir de uma rede de 24 satélites na órbita próxima da Terra. Estes, por sua vez, trocam sinais com o seu dispositivo e, a partir disso, são capazes de dizer onde você está na superfície da Terra.

GPS, Glonass, Galileo e Beidou são as principais constelações de satélites utilizadas.

Encontram-se em funcionamento dois desses sistemas: o GPS americano e o GLONASS (versão russa do GPS). Existem também dois outros sistemas em implementação: o Galileo da União Europeia e o Compass (BeiDou) chinês.

A ideia de desenvolver o sistema GPS se inicia com lançamento do satélite Sputnik (1980) pela União Soviética, que apenas alguns dias após ser lançado, pôde ser rastreado por dois cientistas americanos, rastrearam sua órbita gravando alterações na radiofrequência por satélite.

Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação. Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.

RESPOSTA: Pra mim o GPS facilitou muito nossas vidas porque antigamente as pessoas tinham que chegar nos seus destinos pelo sol, pela lua, pelo mar e etc. Mas agora podemos simplesmente usar o GPS( tanto no Celular ou pela própria feramenta) é chegar no seu destino sem se preocupar.

Os seres humanos pré-históricos costumavam fazer marcações em superfícies de pedras e paredes. Assim conseguiam identificar locais e saber se já haviam passado por ali antes. Outro jeito de se achar naquela época era usar pontos de referência, como uma grande árvore.

A bússola é um dos mais antigos instrumentos ainda utilizados pelo homem. Não se sabe ao certo onde ela foi inventada, mas acredita-se que os chineses tenham sido os responsáveis. Ela funciona a partir da atração de seu ímã para com o sul magnético do planeta, que corresponde ao norte geográfico.

Um dos primeiros referenciais de orientação utilizados pelo homem. Foi com base no SOL que o ser humano determinou os PONTOS CARDEAIS. Observando o Sol, o ser humano percebeu que esse astro surge (ao amanhecer) e desaparece (ao anoitecer) aproximadamente nas mesmas direções todos os dias.

  • Ivan Getting
  • Roger L. Easton
  • Bradford Parkinson