Qual a primeira etapa da leitura?

Perguntado por: imorgado8 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Essa etapa acontece na Pré-Escola, é onde a criança aprende a relação entre os sons e as letras impressas, entre as palavras escritas e faladas. Assim, ela já consegue ler textos simples.

A fase da pré-leitura é caracterizada pela construção, por parte do professor e dos alunos, dos possíveis significados a serem construídos com o léxico presente no texto a ser lido, elaborando assim hipóteses na tentativa de, antes de ler o texto, já ativar o conhecimento prévio, incluindo o conhecimento de mundo e o ...

37) existem três níveis básicos de leitura: nível sensorial, emocional e racional. Cada um desses três níveis corresponde ao modo de aproximação do objeto lido.

Mecanismos de Leitura
Para ler você emprega duas fases: primeiro, a parte mecânica ou visual (uso dos olhos). A segunda fase, chamamos de intelectual.

Segundo COLL (1990), a leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto a partir de seus objetivos, conhecimento sobre o assunto, quem é o autor do texto e todo seu conhecimento de linguagem.

O Ciclo de Leitura se caracteriza por uma série contínua de momentos voltados à promoção do livro e das leituras constituídas por ações de compartilhamento de fruição literária, diálogos e leituras de mundo, como meio de estímulo e fortalecimento do hábito da leitura.

No caso da formação de leitores, quatro critérios possíveis seriam:

  1. fluência de leitura em voz alta;
  2. quantidade de páginas lidas por semana;
  3. variedade das leituras escolhidas;
  4. compreensão de texto.

A criança em seu processo de alfabetização passa basicamente por três grandes níveis: o pré-silábico, o silábico e o alfabético. Dentro destes níveis principais de leitura e escrita encontramos uma série de por menores que ajudam a identificar em que fase o aluno se encontra.

Leitor iniciante: crianças a partir dos 6 anos de idade. Neste momento, elas estão iniciando sua alfabetização, por isso são indicados livros que apresentem textos simples e narrativas lineares, ou seja, com início, meio e fim. É importante também que eles estimulem a imaginação, a inteligência e as emoções da criança.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

Costumamos encontrar as seguintes divisões: “pré-leitor” para o período que abrange a primeira infância (dos 15/18 meses aos 3 anos de idade) e a segunda infância (dos 2/3 anos até 6 anos); depois, surgem as fases do “leitor iniciante”, aos 6/7 anos, do “leitor em processo”, a partir dos 8/9 anos, do “leitor fluente”, ...

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

Confira estas dicas para criar um hábito de leitura e não deixar mais os livros de lado.

  1. Leia contos. ...
  2. Faça um cronograma. ...
  3. Leia com mais gente. ...
  4. Aproveite todo e qualquer momento vago. ...
  5. Prefácios estão lá para ajudar. ...
  6. Busque textos de apoio. ...
  7. Ajude sua imaginação.

Assim, dois processos são considerados fundamentais para a atividade de leitura: a decodificação e a compreensão. A decodificação pode ser compreendida como a capacidade de decifrar o código escrito para captar seu significado.

5 técnicas de leitura para otimizar seus estudos

  • Regra das 50 páginas. ...
  • Técnica de scanning. ...
  • Técnica de skimming. ...
  • Técnica do grupo de palavras. ...
  • Leitura savoring.

Levar a leitura para a vida de uma criança forma mais do que um futuro leitor: o hábito de ler incentiva a criatividade, desperta a imaginação, estimula o pensamento crítico e muito mais. E, justamente por conta disso, é que se dá a tamanha importância da leitura no Ensino Fundamental.

A evolução da leitura
Com a invenção da Imprensa (Tipografia), em 1455, pelo inventor alemão Johannes Gutenberg (1398-1468), o ato de ler (anteriormente divulgado por manuscritos), expandiu-se rapidamente. Junto à isso, proporcionou maior a difusão e produção de conhecimentos no mundo.