Qual a primeira cor que existe no mundo?

Perguntado por: rsouzas . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Ao derivar o pigmento da argila, acredita-se que o amarelo seja uma das primeiras cores já usadas como tinta na arte rupestre pré-histórica, com a primeira aplicação com mais de 17.300 anos.

A cor física (ou estrutural) é formada pelo redirecionamento dos comprimentos de onda luminosa; As diferentes cores da natureza podem estar relacionadas com a camuflagem em determinados organismos; A cor azul é rara na natureza e em muitos casos é resultado de fenômenos físicos.

Significado das cores: cor amarela
Porém, alguns conceitos negativos também estão diretamente ligados à cor, como: alerta, falsidade, covardia, traição, cobiça, inveja, engano e perigo. Geralmente a cor é utilizada em contextos de positividade.

Preto

Preto. É a cor do medo. Está relacionado ao sofrimento, ao susto e ao que causa pavor.

A cor menos apreciada: marrom
Na outra ponta, quando a pergunta era sobre as cores menos apreciadas, os resultados são um poucos mais dispersos, ainda assim marrom (20%), rosa (17%), cinza (14%) e violeta (10%) figuram o topo da lista de cores menos populares entre a preferência do público.

azul

Animais raramente têm a cor azul. Estruturas microscópicas presentes em penas, escamas e conchas dispersam a luz e brindam os olhos humanos com uma cor que, na verdade, não é real (salvo uma excepção).

MARRS GREEN

A cor mais bonita do mundo, caro leitor, já foi escolhida em 2019, durante seis meses, por trinta mil pessoas de diferentes países do mundo e se trata do MARRS GREEN, uma mistura de verde, azul e cinza.

Uma pessoa comum consegue enxergar cerca de um milhão de cores, já no caso do tetracromata estima-se que esse número chegue aos 100 milhões.

Confira a lista de cores iniciadas com a letra F:

  • Ferrugem.
  • Fuligem.
  • Fúchsia.

Simbologia da cor verde
O verde remete à natureza, transmite saúde, frescor, equilíbrio e harmonia. Usado em lojas e estabelecimentos – principalmente os de saúde – para relaxar os visitantes.

O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou da ausência de luz. A cor branca é a luz pura, quando há uma reflexão total das sete cores. Já a cor preta nada mais é do que a ausência total de luz, porque nesse caso as cores não se refletem, elas são absorvidas.

Quem criou a teoria das cores? A popularização da teoria das cores começou com Sir Isaac Newton. O físico inglês foi o primeiro a usar o chamado “círculo cromático”, uma tabela de cores redonda que auxilia a entender o contraste entre esses elementos, no ano de 1666.

O surgimento das cores
Há mais de 40 mil anos, este era o procedimento para a criação de cores. Triturava-se pedras até formarem pó e adicionava-se água ou óleo à mistura. Pronto, assim estava feita a tinta.

Amarelo: irradia sempre em todas as partes e sobre todas as coisas, é a cor da luz e pode significar egoísmo, ciúmes, inveja, ódio, adolescência, riso, prazer.

VERDE É A COR DA INVEJA!

Os resultados mostram PRETO sis- tematicamente associado a emoções "más": CULPA, DESPREZO, MEDO, RAIVA e TRISTEZA (também SONO) e BRANCO a emoções "boas" mas “não-intensas": CALMA, SEGURANÇA, SURPRESA (e SEDE, ver adiante).

Segundo especialistas, cada intensidade da dor pode ser representada pelas cores roxo, amarelo e verde, conforme explicam no vídeo preparado pela Medecell do Brasil.

Não é à toa que se diz que alguém está “vermelho de vergonha ou “verde de raiva”. Cada cor está conectada sutilmente a uma teia de experiências e associações.