Qual a primeira cor de pele do mundo?

Perguntado por: ividal8 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Uma análise genética do esqueleto de 10 mil anos revelou que a pigmentação de sua pele era de "escura a negra".

Acredita-se que a evolução da pele escura tenha começado há cerca de 1,2 milhão de anos, em espécies de hominídeos de pele clara após passarem da floresta equatorial para a ensolarada savanas.

Pessoas com uma condição rara chamada metemoglobinemia têm pele azul. Os Blue Fugates do Kentucky são a única família conhecida que carrega esse traço. EDIT: Então, aparentemente, a imagem que encontrei online é de Paul Karason, que possui argiria, não metemoglobinemia. Ainda assim, a cor mais rara de pele é azul.

Como as populações migraram dos trópicos entre 125.000 e 65.000 anos atrás para áreas de baixa radiação UV, elas desenvolveram a pigmentação da pele clara como uma seleção evolucionária agindo contra a depleção de vitamina D.

Geralmente refere-se à pele de cor marrom (castanha) clara ou moderada, amarronzada ou bronzeada, e é frequentemente descrita como tendo tons amarelados, esverdeados ou dourados.

Portanto, podemos dizer que existem tons de pele branca, morena e negra. Por vezes, os tons passam a ser categorizados em grupos maiores, entre claro, médio e escuro.

Os portugueses, assim como outros povos do sul da Europa e mediterrânicos, são uma população predominantemente morena.

[22] Diz o dicionarista que mulata, e, por conseguinte mulato, é como se denomina a filha de branco com negra, ou de negro com mulher branca. Até aí nenhuma novidade.

Segundo o Censo de 2007, a escala de cores da pele dos brasileiro tem 144 tonalidades diferentes. Há 200 anos, a cor negra era a característica de 54% da população.

Comprovado cientificamente: peles bronzeadas são consideradas mais atraentes.

MARRS GREEN

A cor mais bonita do mundo, caro leitor, já foi escolhida em 2019, durante seis meses, por trinta mil pessoas de diferentes países do mundo e se trata do MARRS GREEN, uma mistura de verde, azul e cinza.

Algumas pessoas não sabem, mas as coreanas são conhecidas por terem a pele mais bem cuidada e conservada do mundo. E você pode pensar que isso acontece porque elas usam cosméticos e tratamentos caros — mas não é bem assim.

Ela pode, inclusive, parecer acinzentada, sem cor. Se a pele parece amarelada ou pálida perto do papel branco, seu subtom é quente. Se a pele parece rosada ou avermelhada, seu subtom é frio. Se a pele parece acinzentada, é bem provável que ela seja naturalmente bege ou bronzeada e seu subtom seja neutro.

Quem tem cabelo castanho escuro é considerada morena.

O termo moreno, ao menos no Brasil, carrega dois distintos significados: aquele de cor de pele entre branca e negra; ou aquele cujos cabelos são escuros — nem loiro, nem ruivo, nem grisalho.

A pele negra possui maior concentração de melanina, proteína que dá cor e protege contra os raios solares. Como nesse tipo de pele o pigmento é amarronzado, diante de qualquer processo inflamatório ou irritativo – como acne, foliculite, alergia, melasma, picada de mosquito e etc – ela tende a escurecer ainda mais.

E o estudo confirma que há 8.500 anos, povos caçadores e coletores na Espanha, Luxemburgo e Hungria também possuíam a pele escura, pois eles não tinham os genes SLC24A5 e SLC45A2, que levaram à despigmentação e à pele pálida dos europeus atuais.

O envelhecimento da pele acontece naturalmente em todas as pessoas: rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas escuras vão aparecendo ao longo dos anos, e apesar dos produtos e tratamentos anti-idade, a pele clara está mais propensa a envelhecer mais rápido do que as peles escuras.