Qual a primeira cor citada na Bíblia?

Perguntado por: ofogaca7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

"Na antiguidade, o traje púrpura era associado à nobreza, aos sacerdotes e, claro, à realeza", disse Naama Sukenik, líder do estudo, em comunicado.

Essa comparação aconteceu através da ideia de beleza e perfeição atribuída a Jesus, sendo feita uma analogia com a rosa, a mais bela e perfeita dentre as flores do vale de Saron. Uma outra versão, refere ainda que o diálogo simboliza Jesus Cristo e a sua Igreja.

O branco é a cor do Natal e da Páscoa (as festas do nascimento e do renascimento de Jesus Cristo), nas festas do Sagrado Coração, de Nossa Senhora, de Cristo, de anjos e de santos e nas celebrações do sacramento da Eucaristia. Esta é a cor da alegria, da vida, da pureza, da ressurreição e da luz.

Vermelho: representa sangue de Cristo e o amor incondicional ensinado por Jesus; Dourado: representa a presença do divino, luz e sol.

Verde – é a cor da cura. Um tom calmante que traz equilíbrio e bem-estar. Tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma.

O termo púrpura (ou roxo) atribui-se a um leque de tons entre o vermelho e o azul. Obtém-se misturando as cores primárias vermelho e azul.

Púrpura deriva do latim purpura, molusco do qual se extraía o corante vermelho pendendo para o roxo, chamado em grego porphyros.

É na Antiguidade, entre os povos fenícios, que o roxo adquire valor nobre: o pigmento, chamado púrpura de tíria, era extraído dos caramujos marinhos. A cor distinguia os cidadãos de altas classes e era amplamente valorizada por não desbotar e tornar-se mais intensa e brilhante quando exposta ao sol.

História. Foi criada em 1908 pelo Dr. Jerônimo Monteiro, então presidente do estado, que também estabeleceu o azul e o rosa como cores oficiais do estado (7 de setembro de 1909).

Azul

Apocalipse 3:4; 19:8 – Igreja como santa; Azul = Espírito Santo, água, mandamentos de Deus.

É neste dualismo que se expressa a cor preta que remete para a ausência de luz e, simbolicamente, de esperança na salvação. Mas é também a cor que indica o resultado da punição de Deus cuja justiça envia os descrentes e os pecadores para a eterna condenação, marcando-os com o sinal punitivo da cor preta.

Amarelo: ligação com boas energias, vitalidade, saúde, alegria e comunicação. Na China, simboliza sorte, poder e honra. Vermelho: força, vigor, energia, paixão, proteção divina e psíquica. Azul: tendo o céu e o mar como referências, a cor transmite calma, harmonia e paz.

A cor lilás, significa espiritualidade e intuição, portanto, uma cor metafísica.

Cores das vestes litúrgicas católicas
branco (Páscoa) verde (Tempo Comum) vermelho (Domingo de Ramos, Sexta-feira Santa, Pentecostes) violeta (Advento, Quaresma, Missas para os Mortos)

A cor DIVINO é um vermelho escuro e não aparece embaixo de roupas claras! Substituindo o tradicional cor da pele!

O branco como vimos, é a cor da pureza que se alcança pelo baptismo, pelo que as aves brancas que voam remetem para os crentes na fé de Cristo, limpos do pecado.

A cor azul significa tranquilidade, serenidade, harmonia e espiritualidade, mas também está associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito.

Azul

Azul. A cor do céu transmite serenidade e tranquilidade. A harmonia e paz contida na cor, permite a sensação de segurança em um ambiente, estimulando o lado mais racional.

preto

O preto está associado ao poder, elegância e formalidade, mas também à morte, ao mal e ao mistério. É uma cor misteriosa que se funde com o medo e com o desconhecido e muitas vezes tem conotações negativas. O preto significa poder e autoridade; é considerado uma cor muito formal e nobre associada ao prestígio.

Na terapia das cores, a cor laranja, por exemplo, é indicada para quem sofre de depressão, pois tem o poder de aumentar a autoestima e dar disposição.