Qual a primeira cidade a ter luz elétrica?

Perguntado por: acosta6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Se Nova York foi a primeira cidade do mundo a ter iluminação pública, em 1882, alimentada por uma termelétrica, já no ano seguinte o então distrito de Campos, no Rio de Janeiro, foi o primeiro do país a desfrutar do mesmo serviço, com uma máquina a vapor.

O inventor Thomas não inventou apenas a lâmpada. Ele registrou 2.332 patentes.

A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos ...

Quem adora a magia trazida pelo Natal, com certeza vai amar conhecer um dos natais mais famosos e mais iluminados do Brasil, o Natal Luz de Gramado no Rio Grande do Sul. Bengalas de açúcar, renas, luzes e imensos pinheiros compõe a decoração dessa cidade que respira natal e atrai turistas do Brasil e do mundo todo.

São Vicente

São Vicente é a primeira cidade do Brasil, marco de nossa colonização, ponto de partida dos bandeirantes que desbravaram os sertões e aumentaram o território do Brasil.

Quando surgiu a energia elétrica no Brasil? A energia elétrica chegou ao Brasil em 1879, mesmo ano da invenção da lâmpada. Na ocasião, D. Pedro II concedeu a Thomas Edison a permissão de implementar seus equipamentos no país para fins de iluminação pública.

No Brasil, a primeira usina hidrelétrica en- trou em operação em 1883. Ela foi construída no ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinho- nha, na cidade de Diamantina (MG).

Em 21 de outubro de 1879 o inventor norte-americano Thomas Alva Edison (1847–1931) conseguiu produzir uma iluminação durável fazendo passar a corrente elétrica através de um filamento de carbono dentro de uma ampola de vidro vazia.

Campos dos Goytacazes

Vale destacar que Campos dos Goytacazes foi a primeira cidade da América Latina a receber luz elétrica, no ano de 1883, com a instalação de uma pequena usina termoelétrica na cidade.

  • William Greener
  • Henry Leland
  • Schuyler Wheeler
  • Ebenezer Kinnersley

Nikola Tesla

Nikola Tesla: o pioneiro da energia elétrica que tornou nossa vida mais fácil.

cidade do Rio de Janeiro

Rio Claro, em São Paulo, foi a segunda cidade a ter luz elétrica nas ruas, também em razão da presença de uma termoelétrica. A cidade do Rio de Janeiro somente implantou o serviço de luz elétrica nas ruas no ano de 1904; e São Paulo, no ano posterior, em 1905.

A Estação Central da Estrada de Ferro D. Pedro II, no Rio de Janeiro, foi o primeiro espaço a receber luz elétrica no Brasil. A eletricidade era gerada por um dínamo acionado por locomotivas, máquinas a vapor usadas para transportar cargas pesadas.

Pindaré-Mirim

Construído em 1880, no local eram refinadas toneladas de açúcar que garantiram por anos riquezas à região. Ainda por conta do engenho, Pindaré-Mirim foi a primeira cidade no Brasil a ter luz elétrica e a primeira no estado a receber a linha de trem.

Paris

Ainda segundo Jade, vale lembrar que Paris também está entre as primeiras cidades europeias a adotar a iluminação de suas vias públicas, o que, sem dúvidas, ajudou a consolidar o apelido. Contudo, a verdadeira razão de a capital francesa ser conhecida como “Cidade Luz” tem a sua origem no Iluminismo.

Paris, a

Paris, a Cidade Luz.

Paris

Paris não é uma das cidades mais visitadas do mundo à toa. A história, o charme e os monumentos levam turistas dos mais diferentes lugares do mundo. Um dos mistérios que deixam Paris ainda mais envolvente é o porquê de ela ser chamada “cidade luz”.

Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital.

Conheça quais são as 6 cidades mais antigas do Brasil

  • São Vicente (São Paulo)
  • Olinda (Pernambuco)
  • Santos (São Paulo)
  • Salvador (Bahia)
  • São Paulo (São Paulo)
  • Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Palmas – 1990
Na saideira no século XX, sob contexto da “nova democracia”, Palmas foi a última das cidades planejadas no país. O projeto para ser uma cidade-capital, foi devido a criação do novo Estado do Tocantins, desmembrado de Goiás em 1988.

A iluminação interna era realizada por velas, lampiões, lamparinas, candeeiros à base de óleo de peixe, baleia, de origem vegetal e, posteriormente, a querosene, importante combustível utilizado na iluminação produzido a partir da descoberta do petróleo nos Estados Unidos em 1859.