Qual a pressão ideal para quem tem mais de 60 anos?

Perguntado por: rsanches5 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Qual é a pressão ideal para o idoso? A pressão ideal do idoso deve ser até 120 x 80 mmHg. No entanto, pode ser considerada aceitável até 149 x 89 mmHg. Caso exista a presença de outras condições, como Diabetes, Insuficiência Renal e Doença Cardíaca, ela precisa ser mais controlada.

A pressão alta está acima de 140 x 90mmHg (14x9). As alterações de pressão acontecem quando há líquido demais no organismo, quando o coração não está bombeando o sangue de forma correta ou quando as artérias estão enfraquecidas, com alguma obstrução ou perda de elasticidade.

Coloque a braçadeira no braço esquerdo, sem folgas, de dois a três dedos acima da articulação do cotovelo.

O melhor horário é pela manhã, ainda em jejum. Caso precise urinar, faça isso antes e não pegue peso ou se movimente muito. Se isso acontecer, o ideal é que haja um descanso de, pelo menos, 5 minutos antes da aferição. Cigarros e bebidas alcoólicas também não são permitidos nos 30 minutos anteriores.

A doença ocorre quando a medida da pressão se mantém acima de 140×90 milímetro de mercúrio (mmHg), o famoso como 14/9.

A pressão arterial considerada normal é 12/8, já a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 13/8, a hipertensão estágio um acontece quando os níveis ficam entre 13,9/8,9 e a hipertensão estágio dois apresenta pressão arterial acima ou igual a 14/9.

As causas mais comuns da pressão alta são a alimentação rica em sal e a falta de exercício físico regular, mas também pode acontecer devido a algum problema de saúde, como doenças renais ou alterações cardíacas.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Possíveis causas da hipertensão
A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

  1. Consuma alimentos ou chás diuréticos. ...
  2. Mantenha-se hidratado. ...
  3. Evite cafeína e álcool. ...
  4. Coma frutas ou vegetais frescos. ...
  5. Não consuma alimentos ultraprocessados. ...
  6. Faça um exercício de respiração. ...
  7. Use o medicamento receitado pelo médico.

É considerado pressão alta. Deve passar por uma avaliação médica para diagnostico.

Esses valores não são normais - na verdade são bastante sugestivos que seu irmão tenha hipertensão. Ele deve ser diagnosticado, tratado e acompanhado adequadamente para que normalize seus níveis pressóricos e assim diminua seu risco cardíaco.

Variações da pressão arterial podem ser consideradas normais se não ultrapassarem de 15 até 20 mmhg de um braço para o outro. No seu caso, parece haver uma diferença significativa e isso costuma ocorrer devido a um problema vascular.

Recomenda-se medir a pressão duas vezes no mesmo braço, com intervalo de 1 a 2 minutos entre as medidas.

Em geral, as pessoas com hipertensão arterial precisam verificar os níveis de sua pressão de 2 a 4 vezes por dia. Vale lembrar que o diagnóstico da hipertensão somente pode ser feito por um médico.

Agora, a SBD define que pessoas com pressão de 13x8 já devem ser acompanhadas pelo médico e, se necessário, adotar mudanças de estilo de vida para evitar a hipertensão.

Isso porque pode existir uma diferença de pressão entre os membros que justificam uma investigação mais detalhada, podendo inclusive, ser a causa da sua hipertensão. Geralmente, há uma diferença não tão grande entre os membros, mas o suficiente para ficarmos atento.