Qual a pressão arterial normal de uma pessoa?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

O problema se estabelece quando a pressão arterial passa de 14 por 9, o que aumenta o risco de infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, aneurismas, acidente vascular cerebral (AVC) e doença renal crônica (DRC).

A pressão arterial baixa, ou hipotensão, é quando esta fica abaixo de 9 mmHg x 6 mmHg, ou seja, 9 por 6, quando os valores ideias seriam, segundo a referência internacional, ao redor de 12 por 8. Nem sempre a pressão baixa é considerada uma doença.

Chehter completa que tanto a pressão alta quanto a pressão baixa trazem seus riscos, mas que a pressão baixa tem riscos a curto prazo, podendo causar quedas e acidentes, e mesmo os "tombos" mais simples podem acabar sendo mais perigosos quando acontecem com idosos, e em casos mais extremos podem levar ao AVC.

O equilíbrio nestes casos é fundamental, já que nestas pessoas manter-se com pressões elevadas acima de 140 x 90mmHg aumentam o risco de mortalidade ou novos infartos. Assim, recomenda-se manter uma pressão arterial > ou igual 120 X 70 e < ou igual 130 X 80 mmHg.

De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Hipertensão, é considerada hipertensão a elevação persistente da pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mm Hg e/ou diastólica maior ou igual a 90 mm Hg.

“O esperado é que pela manhã, ao acordarmos, nosso valor de pressão arterial aumente, atingindo um primeiro pico em torno das 10h. Então, esse valor estabiliza e haverá uma redução no meio da tarde, perto das 15h. Um segundo pico acontece entre 18h e 20h.

Nos casos de hipertensão leve (14,5/9, por exemplo), mudanças no estilo de vida podem contornar o problema. Emagrecer, não abusar do álcool e do sal de cozinha, fazer esportes, caminhar, evitar situações estressantes, não fumar são dicas importantes para quem precisa controlar a pressão.

A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

Medicamentos para pressão alta geralmente são utilizados uma vez ao dia, ou duas vezes ao dia. A primeira tomada do dia geralmente é feita de manhã, ao acordar, antes ou após o café da manhã. À noite, a segunda dose é tomada geralmente após o jantar ou antes de dormir.

Problemas de visão
Pessoas com pressão alta também podem apresentar problemas de visão, como visão dupla ou embaçada. Esse sintoma surge pois o aumento da pressão pode danificar os vasos sanguíneos da retina, assim como aumentar a concentração de líquidos no local.

Os principais sinais de pressão alta são:

  • Dor de cabeça;
  • Dores no peito;
  • Tonturas;
  • Zumbido no ouvido;
  • Visão embaçada;
  • Fraqueza e sonolência;
  • Dificuldade em respirar;
  • Palpitações cardíacas.

Os sintomas da pressão baixa incluem tontura, fraqueza, cansaço, mal-estar geral, náusea, visão embaçada, dor de cabeça, palpitação, taquicardia e dificuldade de concentração.

Apesar de incomum, também leva à interrupção do fluxo sanguíneo. O ataque cardíaco ou infarto pode ocorrer, ainda, em situações quando a pressão arterial está muito baixa e, consequentemente, a quantidade de sangue que atinge o coração é reduzida consideravelmente.

Normalmente, a pressão baixa não é causada por problemas de saúde e não leva risco para as pessoas. Mas quando vem acompanhada de vertigens, desmaios e sensação de cansaço excessivo, pode indicar um agravo, como infecção e desidratação.

Níveis de pressão elevados acabam lesionando os vasos sanguíneos do cérebro, ocasionando o AVC. Mesmo que uma pessoa tenha uma pressão pouco elevada, com níveis como 13 ou 14 de máxima, é preciso logo consultar um médico, para começar o tratamento adequado.

A queda abrupta de pressão, também, pode provocar problemas graves de saúde. Alguns exemplos são síncope (perda de consciência), sepse (infecção generalizada), infarto, insuficiência renal e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Hipertensão é um fator de risco para acidente vascular cerebral. Uma diferença de 20mmHg na pressão sistólica está associada a uma redução de 60% no risco de morte por AVC em indivíduos na faixa etária entre 50 e 70 anos e a uma redução de 50% em indivíduos entre 70 e 79 anos (1).

Como identificar um ataque cardíaco? Conheça 7 sinais

  1. 1 – Dor no Peito. ...
  2. 2 – Tonturas e vertigens. ...
  3. 3 – Sensação de enjoo e a perda do apetite. ...
  4. 4 – Dificuldades para respirar. ...
  5. 5 – Dores nos braços. ...
  6. 6 – Fraqueza. ...
  7. 7 – Dores na região do estômago.