Qual a preposição do verbo ir?

Perguntado por: nlessa . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

O verbo “ir” aceita tanto a preposição “a” como “para”. Como, no colégio, raramente, estuda-se o uso das preposições de forma aprofundada, poucas pessoas sabem a diferença entre um caso e outro e costumam infringir a gramática, como se observa no exemplo abaixo: Professor, no domingo, eu vou para São Paulo.

Nos sentidos de ser transportado, transitar de algum lugar para outro, ter decorrido um espaço de tempo, o verbo "Ir" é Intransitivo: Eu vou de avião. Os documentos que vão em anexo devem ser analisados com atenção. Foram dez anos em vão.

Verbos transitivos
Há verbos que pedem dois argumentos. Quando isso ocorre, um terá a função de sujeito e o outro de complemento. Fazem parte desse grupo: verbos direcionais (ir, vir, chegar etc.);

Este verbo só é regular no Pretérito imperfeito e nos Futuros do presente e do pretérito do Modo Indicativo: ia, irei, iria; nas Formas nominais - Infinitivo: ir; Gerúndio: indo; Particípio: ido.

O verbo ir é um verbo extremamente irregular que apresenta alterações tanto no radical como nas terminações, quando conjugado. Apresenta três radicais distintos: eu vou, eu fui, eu ia.

Lista de preposições
Preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Preposições acidentais: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto.

Como quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa, o verbo pede a preposição de. Se o objeto é precedido de uma preposição, ele é indireto e o verbo, consequentemente, transitivo indireto. Veremos mais alguns exemplos de verbo transitivo indireto a seguir.

A preposição é uma palavra invariável, ou seja, não é alterada em número (singular/plural) ou gênero (masculino/feminino). Obrigatoriamente deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio.

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Ir a significa que vamos voltar rapidinho (vou ao clube, vou ao cinema, vou ao teatro, vou a São Paulo). Ir para avisa que vamos de mala e cuia — pra ficar ou pra demorar um tempão: Vai para Nova York fazer pós-graduação. Vai para Porto Alegre morar com os pais. Vá pro inferno.

É uma questão gramatical: o verbo “ir” no sentido de deslocar de um espaço para outro é transitivo direto e seguido de “a”: Ele vai a Aracaju e não em Aracaju. No caso de se ter a preposição mais artigo, ficará: Ele vai ao aeroporto.

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

Sujeito da oração
Como "vai" (flexão de "ir") é verbo intransitivo, ou seja, não tem complemento, o "se" recebe a classificação de índice de indeterminação do sujeito. É esse elemento que faz a frase ter sujeito indeterminado. Assim, não sabemos que é o agente de ir ao longe: não se sabe quem pratica essa ação.

Vão é uma forma conjugada do verbo ir em três tempos verbais diferentes. Indica: a 3. ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles vão.

Andar, caminhar, seguir.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

O Imposto sobre a Renda (IR) é um tributo federal exigido pela União que incide sobre os rendimentos e ganhos de qualquer natureza auferidos pelas pessoas físicas e pessoas jurídicas.

São elas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por (per), sem, sob, sobre, trás. 2.