Qual a preparação feita no terreno antes de receber as colmeias?

Perguntado por: odias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Antes de instalar o apiário, será preciso fazer a limpeza do terreno, com a retirada de toda a vegetação arbustiva e herbácea que esteja no local onde as colmeias serão colocadas. De preferência, a área deve ser capinada, mantida sem nenhuma vegetação ou revestida com grama que deverá ser plantada no local.

Deve também ser composta por quatro estruturas básicas a saber: fundo, caixa ninho, melgueira e tampa. A vestimenta do apicultor também é fator de grande importância, pois garante a segurança no trabalho com as abelhas.

Para começar a criação de abelhas é necessário dispor de uma área verde para a instalação do apiário, de preferência na zona rural e com pelo menos 1500 m², uma vez que as abelhas se afastam da colmeia para buscar flores. Além disso, deve haver uma fonte de água a menos de 500 metros da colmeia.

Lembre-se de que as colmeias devem estar em locais ensolarados. Mas o ideal é que elas recebam o sol da manhã no alvado (entrada da caixa que fica na frente da colmeia).

produtividade e sucesso na atividade apícola, é necessário escolher, cuidadosamente, o local de instalação do apiário, levando em consideração os fatores: flora apícola, água, segurança, sombreamento, acesso, topografia e proteção contra ventos.

No método tradicional, quando o apicultor faz uma nova colmeia, deve colocar a nova caixa de abelha a 1,5 km da caixa original.

Na montagem do meliponário devemos obedecer uma distância mínima entre as colméias, ou seja de 1 metro para as abelhas pequenas e 2 metros para as abelhas médias e grandes.

Os enxames fracos podem ser fortalecidos com introdução de favos com cria operculadas retiradas de outras colmeias mais fortes.

O apiário deve ser instalado em local de fácil acesso, que possibilite aproximação de veículos para manejo e transporte das colmeias e da produção. O terreno deve ser preferencialmente plano, facilitando o deslocamento do apicultor.

Manter uma distância mínima de 2 metros entre colméias, evitando-se alvoroço, brigas, saques e mortandade das abelhas, por ocasião do manejo. A prática apícola exige alguns equipamentos e utensílios especiais para a extração e processamento do mel.

Para trabalhar com apicultura é preciso saber realizar a colheita de mel. Neste ponto, é necessário retirar os quadros cheios das melgueiras das colmeias. Por isso, o apicultor, utilizando o garfo desoperculador, deve remover a cera de proteção dos favos para acessar o mel.

Em comparação com outras atividades de produção animal, iniciar um negócio apícola exige investimento em torno de R$ 350,00 por 50 colmeias. A margem de lucro é alta, com um custo que representa em torno de 25% da produção final.

O apicultor atua diretamente na criação de abelhas e no seu manejo para incentivar a produção de mel com qualidade para o consumo humano, de modo profissional ou como hobby.

para atrair enxames
Produtos aromáticos e atraentes costu- mam ser aplicados dentro das caixas-isca, pelos agricultores familiares. O mais comum de todos é o aroma da cera de abelhas. Cera laminada nova, sem adulterações, recém- processada e alveolada é o aroma mais fa- vorável de todos.

12 a 18 dias: Produção de cera; 18 a 21 dias: Proteção da colmeia; 21 a 42 dias (morte): Coleta de néctar, pólen, água e resinas.

As operárias geralmente elegem simultaneamente mais de uma larva para suceder o trono. Quando elas nascerem, haverá uma competição mortal para elas. Elas irão lutar entre si e a vencedora será eleita para reinar a colônia. A principal arma utilizada na disputa pelo trono entre as rainhas é um jato de fezes.

A uruçu-do-chão ou mandaçaia-do-chão (Melipona quinquefasciata Lepeletier) é uma abelha sem ferrão, nativa do Brasil, que se caracteriza por nidificar no solo.

O cedro é a melhor madeira para colmeias. Tem uma resistência natural à deterioração e ao ataque de insetos e pode enfrentar climas caóticos nas zonas temperadas dos hemisférios norte e sul. É leve e estável, porém é caro. O cedro requer pouca manutenção ou tratamento com produtos preservadores.

As iscas pet são feitas com garrafas pet de 2 litros até 5 litros, dependendo da espécie de abelha sem ferrão. Assim para abelhas maiores como Mandaçaia, Uruçu entre outras, é recomendado iscas de 2,5 litros para mais. Por outro lado abelhas menores como Jataís, plebeias etc.. uma garrafa de 2 litros serve muito bem.

- distância de outros apiários: mínimo de 3 a 5 Km.