Qual a postura que o professor deverá assumir mediante a uma atividade Ludica?

Perguntado por: saparicio8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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O professor deve ter uma relação mediadora nesse processo de atividades lúdicas e a prática pedagógica, para que ocorra uma aprendizagem significativa e não seja somente uma forma de diversão da criança.

Ao assumir uma postura profissional adequada, o educador deverá se ater à importância de se instaurar um clima de reciprocidade, principalmente no que se refere ao respeito. Sendo assim, tal possibilidade se concretizará efetivamente, tendo ele como principal agente de todo o processo.

O professor deve compreender quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula.

O professor pode fazer uso do lúdico em diferentes situações dentro da sala de aula, incluindo jogos e brincadeiras, podendo ser um instrumento norteador, no processo de ensino/ aprendizagem de cada disciplina, com a intenção de fazer com que o aprendizado se torne algo sedutor.

Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.

O professor tem como papel de organizar o ambiente do jogo no espaço da escola principalmente na educação infantil, já que envolve mais atenção por ser criança pequena, o professor precisar estar atento, pois é ele que institui o jogo sem que a criança acabe sendo atrapalhada por atividades que exige mais espaço.

Através do lúdico, o educador pode desenvolver atividades em que haja uma interação maior entre os educandos favorecendo-os a aprendizagem de forma divertida ensinando-os a compreender os valores éticos, morais, tornando-os conscientes de seus direitos e deveres de como ser responsável.

Ao manter-se sentado, permaneça com a cabeça ereta; Os pés, ao sentar-se, devem ficar sempre apoiados inteiramente no chão.

É preciso adotar uma postura positiva em relação às mudanças paradigmáticas e assumir compromisso com a formação dos alunos e com o desenvolvimento de atividades que atendam às necessidades da realidade atual, inovando sempre o processo de ensino.

Consideramos que posturas pedagógicas ditas como tradicionais tendem a reforçar situações e condições de violência, sejam elas físicas, verbais ou simbólicas entre professor e aluno, bem como entre alunos e alunos.

Na ABP, o aluno deve participar ativamente da sua aprendizagem, enquanto o papel do professor consiste em ser um mero facilitador ou guia para os alunos durante a elaboração dos seus projetos.

Que postura educativa deveria adotar um professor que atua junto a uma sala de aula que adota a educação inclusiva? O professor deve adaptar-se ao novo processo, ter um novo olhar e rever seus conceitos e preconceitos para ter um trabalho de qualidade.

Podemos notar através desta passagem o quanto o professor pode interagir e intervir no mundo infantil. Após ter adotado uma postura ética o professor passa a projetar estes mesmos valores para seus alunos que acabam assim por apoderar-se deles e transformando a realidade em que vivem.

O professor é visto como um ser dinâmico, um ser social, isto é, dentro do seu mundo de relações sociais, vivenciando sua realidade, e cumprindo socialmente o seu trabalho. O conhecimento do professor é construído no seu dia a dia, pois o mesmo não pode ser considerado exclusivamente da escola.

A comunicação entre pais e educadores é fundamental, por isso esse relacionamento deve ser encorajado. Por fim, o importante é acolher cada uma das dificuldades dos alunos, exercendo a empatia e cuidando das diferenças. Não coloque rótulos nos estudantes que apresentem dificuldades.

O educador que pretende fazer uma abordagem interdisciplinar deve sempre considerar o conhecimento prévio dos educandos a respeito do tema ou conteúdo a ser trabalhado, pois o educando não é uma página em branco, ele já traz consigo experiências e conhecimentos do meio onde vive e isso deve ser considerado, pois a ...

10 resposta(s) Ser criativo, participativo, e influenciador. Ser criativo, participativo, e influenciador. Ter claro o entendimento que ludicidade também é aprendizagem.