Qual a postura ética de um recepcionista?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Um recepcionista renomado deve sempre estar um passo à frente para realizar um bom serviço, sem abrir margem para erros e encantando tanto os clientes quanto os superiores. Às vezes algumas coisas são esquecidas, então é preciso buscar auxílio com materiais qualificados.

O que uma recepcionista NUNCA deve fazer

  1. Fofocar. ...
  2. Se vestir de forma inadequada. ...
  3. Compartilhar informações confidenciais. ...
  4. Fazer ligações pessoais na recepção. ...
  5. Deixar a mesa vazia.

A seguir confira 5 dicas de como ter a postura ideal para o atendimento ao cliente.

  1. Coloque-se sempre no lugar do cliente. ...
  2. Tenha uma postura pró-ativa para resolver o problema. ...
  3. Inclua ferramentas que ajudem a reduzir o tempo do atendimento. ...
  4. Crie uma aparência profissional. ...
  5. Conheça o produto, serviço e mercado a fundo.

Primeiramente, o recepcionista deve ser uma pessoa muito comunicativa, responsável e educada. Ele deve ser capaz de lidar com clientes de todos os tipos e manter um bom relacionamento com eles. Além disso, ele deve ter conhecimentos básicos de informática e ser capaz de trabalhar com programas específicos da empresa.

- Seja sempre amável e gentil. Esteja sempre pronto a dar informações corretas. Respeite cada indivíduo como eles são. Não faça distinção entre os seus colegas ou clientes.

Os valores de um indivíduo podem ser definidos como ações e atitudes que uma pessoa realiza em seu dia a dia. Sendo assim, a ética profissional preza por colaboradores que tenham bons valores pessoais, como respeito, devoção, empatia e dedicação.

Cumprir horários, entregar o trabalho no prazo, dar o seu melhor ao executar uma tarefa e manter a palavra dada são exemplos de atitudes que mostram aos superiores e aos colegas que podem confiar em você. Por isso, nunca prometa o que não poderá cumprir.

Quais as principais práticas que não podem faltar em uma recepção de empresa?

  1. Compreenda o que significa atender bem. Um bom atendimento depende sempre da opinião e da visão do cliente. ...
  2. Ouça os clientes e desenvolva a empatia. ...
  3. Dê atenção ao feedback dos clientes.

Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome. Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente, se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar.

As técnicas de recepção para consultório estão diretamente relacionadas a qualidade do atendimento e, consequentemente, a satisfação dos pacientes, que valorizam o tempo bem utilizado, segurança e acolhimento dentro do ambiente de saúde.

A ética no atendimento ao cliente nada mais é do que um conjunto formado pelos princípios morais de uma empresa. Fazem parte desses valores morais, o comportamento e as ações que a companhia tem como norte e que devem ser aplicados tanto em suas relações com seus consumidores como no ambiente interno.

5 técnicas de comunicação e atendimento ao público

  • Exponha as suas ideias de forma clara e objetiva. O principal intuito do atendimento ao público é resolver problemas e tirar dúvidas. ...
  • Sempre seja atencioso. ...
  • Ouça o cliente com atenção. ...
  • Transmita segurança. ...
  • Saiba lidar com situações inesperadas.

Postura – Uma postura exemplar no atendimento é o tratamento dispensado ao cliente pelo funcionário. Seu comportamento, suas atitudes, seu modo de agir, sua expressão corporal, sua condição emocional, portanto está ligada à condição individual de cada colaborador.

Uma recepcionista precisa saber todas as informações sobre o local, estar à disposição em casos de dúvida, além de estar apta a resolver eventuais problemas que possam surgir.

A média salarial de Recepcionista é de R$ 3.750 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de Recepcionista em Brasil é de R$ 2.200, variando entre R$ 481 e R$ 4.650.

A postura profissional é o conjunto das suas características pessoais e as atitudes tomadas no ambiente de trabalho. Sua postura no trabalho é formada por sua conduta ética, hábitos, habilidades, conhecimentos, comportamentos e atitudes.

ÉTICA NO CONTEXTO PROFISSIONAL
Nesse sentido, ser ético profissionalmente é contribuir para o bom andamento das atividades e beneficiar o clima organizacional de forma sadia e harmoniosa. Dessa maneira, o colaborador desenvolve suas tarefas com mais confiança, o que, consequentemente, gera maior produtividade.

Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético.

Ética, para mim, é a manifestação de valores morais, internos, no trato com os demais. Considero, portanto, valores éticos, o respeito, a simpatia, a amizade, o afeto, a paciência, a tolerância, o exemplo, dentre outros.