Qual a postura do profissional no atendimento?

Perguntado por: asalgueiro8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
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A proatividade é uma característica importante na construção de uma postura no atendimento. Diante de um impasse na demanda inicial, o profissional de atendimento deve propor novas soluções, buscar por novas ideias que ajudem o cliente a resolver seu problema.

Postura de atendimento
Além de estar empenhado em solucionar o problema do cliente, o atendente precisa manter uma postura adequada neste momento. O modo como está vestido, a maneira como comunica-se, a postura que adota, o tom de voz e suas atitudes falam muito mais do que o conteúdo do assunto a ser tratado.

Um recepcionista temperamental não tem lugar em nenhuma empresa. - Cultive sempre a paciência. A pessoa paciente tem inteligência emocional. Você ficará sabendo que é paciente quando uma pessoa lhe fizer uma mesma pergunta várias vezes, e, na última, você lhe responder com o mesmo tom de voz da primeira vez.

A seguir, listamos as principais habilidades de um profissional de atendimento ao cliente:

  • Paciência.
  • Escuta ativa.
  • Boa capacidade de solução de problemas.
  • Comunicação empática.
  • Clareza no repasse de informações.

A postura profissional é construída por responsabilidade, ética e competências específicas. O ambiente de trabalho requer a tomada de decisões que podem facilitar a entrega de demandas e auxiliar o serviço dos colegas. Isso significa estar atento aos resultados das ações individuais de todos os colaboradores.

Importância da postura profissional na empresa
Já um colaborador com uma postura profissional adequada tem mais chances de realizar um serviço de qualidade, gerando melhores resultados para sua equipe e companhia.

Evite expor a opinião sobre alguém; Elogie em público e critique no privado; Não fale mal da empresa para seus colegas de trabalho; Preste atenção em todos os comentários que você faz na frente de qualquer pessoa do seu local de trabalho.

O efeito mais óbvio da boa postura corporal é que ela transmite boa saúde, confiança e energia. Pessoas que mantém as costas retas e adequadamente alinhado com o resto do corpo conseguem projetar melhor sua voz, além de parecerem mais equilibradas e confiantes.

Postura de Recepcionistas: 5 dicas indispensáveis

  1. 1) Organização. Dependendo do fluxo de pessoas no local de trabalho, a rotina do recepcionista pode ser extremamente agitada, muitas vezes tendo de atender muitas pessoas ao mesmo tempo. ...
  2. 2) Boa comunicação. ...
  3. 3) Sociabilidade. ...
  4. 4) Cordialidade. ...
  5. 5) Cuidados com a aparência.

Significado de Postura
Comportamento de quem sabe se portar; compostura. Modo de agir; comportamento: sua postura foi inadequada. Maneira de pensar; ponto de vista, opinião, posicionamento.

Quais são as principais qualidades do recepcionista?

  1. 1- Pontualidade. A pontualidade está em primeiro lugar da nossa lista de qualidades do recepcionista. ...
  2. 2- Proatividade. A proatividade não poderia deixar de constar em nossa lista. ...
  3. 3- Discrição. ...
  4. 4- Cordialidade. ...
  5. 5- Confiabilidade. ...
  6. 6- Boa comunicação.

Confira as práticas específicas de cada uma delas.

  • Proatividade. Essa é, com certeza, uma das principais características de um bom profissional de atendimento. ...
  • Empatia. Ser empático significa compreender a situação do outro e se colocar em seu lugar. ...
  • Paciência e resiliência. ...
  • Agilidade. ...
  • Organização. ...
  • Boa comunicação.

significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. No momento do atendimento é fundamental expor as informações de forma clara e direta. Perceba se sua locução foi bem compreendida. É importante que a informação seja transmitida de forma que não confunda o cliente.

Principais fatores que influenciam na qualidade no atendimento

  • Emoções do cliente. Um dos fatores que influencia significativamente na qualidade do atendimento é o sentimento dos clientes. ...
  • Conhecimento do público-alvo. ...
  • Treinamento de colaboradores. ...
  • Transparência. ...
  • Tecnologia.

Coloque-se sempre no lugar do cliente
Entretanto, um fator que não podemos esquecer é que o profissional de atendimento deve ter uma postura empática, se colocando no lugar do cliente para entender suas necessidades e resolver seus problemas ou demandas.

Excelência no atendimento é se relacionar com o cliente de forma eficiente, ajudando-o a alcançar seu objetivo e a resolver o problema que ele apresenta ao entrar em contato com a empresa. Trata-se de entregar satisfação, encantar o consumidor a partir do atendimento e fazê-lo se sentir especial.