Qual a possibilidade de menstruar no primeiro mês de gravidez?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

Grávidas não menstruam. O que pode ocorrer durante a gestação, principalmente no início, quando o embrião implanta no endométrio, é um pequeno sangramento, vermelho claro ou amarronzado, que dura de 2 a 3 dias.

Não há exceções. No entanto, é importante deixar claro que dizer que grávidas não podem menstruar não significa dizer que grávidas não possam ter episódios frequentes de sangramento vaginal durante a sua gestação.

Há aquelas que têm um fluxo menstrual pequeno e de curta duração, que pode se parecer com sangramentos que ocorrem durante a fase inicial da gravidez. Portanto, não é incomum encontrar casos de mulheres que sangram durante os primeiros meses de gestação e acham que estão menstruando normalmente.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.

Grávidas não menstruam. O que pode ocorrer durante a gestação, principalmente no início, quando o embrião implanta no endométrio, é um pequeno sangramento, vermelho claro ou amarronzado, que dura de 2 a 3 dias.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Nesse processo de fixação do zigoto pode ocorrer um leve sangramento, com duração média de três dias.

Quantos dias após a relação ocorre a nidação? O período entre a fecundação, até o início da nidação, dura em média 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo.

Deve durar entre um e três dias, embora em alguns casos a duração possa ser maior. Mas ele deve logo desaparecer por completo. O sangramento do implante pode também confundir as datas que seu médico pode lhe dar para a data de nascimento estimada, com base no primeiro dia do seu último período menstrual.

Enquanto o de nidação não apresenta fluxo, exibe pouca quantidade e dura entre dois e três dias, o sangramento oriundo da menstruação é contínuo, tende a ter um volume e quantidade maior, e pode durar entre quatro a sete dias.

Muitas mulheres acreditam que é impossível engravidar durante a menstruação. A concepção, de fato, não pode ocorrer durante o período menstrual. Porém, havendo uma rara conjugação de fatores, uma relação sexual enquanto se está menstruada é capaz, sim, de gerar gravidez alguns dias depois.

O sangramento da implantação, geralmente, não é nada para se preocupar. É provável que você nem saiba que está grávida quando percebê-lo. Se você notar um sangramento de escape na data em que seria o início da menstruação e suspeitar que está grávida, faça um teste de gravidez.

A nidação ou implantação é um processo natural fundamental para que ocorra a gestação, mas nem todas as mulheres apresentam seus sintomas. No entanto, raramente estão presentes e não têm significado clínico. Em geral o teste de gravidez poderá estar positivo 10 dias depois da nidação.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

Sangramento no início da gravidez é comum
Cerca de 1 em cada 4 pessoas experimenta escape durante o início da gravidez, geralmente nas semanas 5 e 8 gestacionais — ou seja, cerca de 1 a 4 semanas depois da data esperada da menstruação (1). Esse sangramento às vezes pode ser confundido com uma menstruação leve (2).