Qual a posição que o bebê mais gosta de ficar na barriga?

Perguntado por: gmorais . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto. Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero.

Em síntese: eles se mexem por reflexo ou em busca de uma nova posição. Sim, mesmo para eles pode ficar desconfortável. Isso é perfeitamente natural, e indica que o feto está recebendo uma boa oxigenação pelo cordão umbilical.

Para mudar de posição, o feto pressiona os pés contra a parede do útero. Por isso, às vezes você consegue ver um montinho na barriga.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

– Sentar: A cadeira ou sofá deve ter sempre um encosto, para que a coluna fique totalmente apoiada.

Deitar para o lado esquerdo e colocar as mãos na barriga também evidenciam essa movimentação”, indica a Ginecologista.

Os estudos mostram que, em média, os bebês podem reconhecer a voz do pai com cerca de 8 meses de idade.

Faça carinhos e massagens na barriga
Sempre que possível, acaricie sua barriga por toda sua extensão. Estudos científicos já demonstraram que o feto pode ser capaz de sentir e reagir ao toque da mãe. Há mulheres que relatam que quando fazem algum tipo de carinho na região, o bebê faz alguns movimentos como resposta.

2A barriga da gestante é durinha, afinal o bebê está crescendo e vai ocupando cada vez mais espaço e fica mesmo apertadinho. 3As contrações de Braxton-Hicks, conhecidas como contração de treinamento, acontecem por volta do 3º trimestre da gestação.

É comum que algumas mulheres fiquem preocupadas ao se depararem com a sua barriga e ver que há barrigas diferentes na gravidez, mas temos que saber que isso é normal! Há barrigas que crescem mais e mais rápido, outras que apontam mais, e portanto, todas elas são diferentes e variam de mulher pra mulher.

Como o descanso do bebê nem sempre coincide com o da mamãe, esses movimentos podem ser sentidos inclusive durante o sono dela. Também, nos momentos em que a mãe se alimenta, o bebê tende a se agitar. Quando acontecer o movimento também é uma oportunidade de bater um papo com seu bebê!

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

É verdade que a barriga cresce mais (ou mais rápido) na segunda gestação? Essa é uma crença comum entre as tantas que estão envolvidas quando o tema é gestação. Mas a verdade é que a barriga da segunda gravidez não cresce mais, nem em uma velocidade maior do que a da primeira.

Entretanto, mesmo mulheres que cuidam da saúde de forma adequada durante o período gestacional podem ficar com a barriga dura na gravidez. Esse é um sintoma bastante comum, porque o útero apresenta contrações durante a gestação.

Por volta da 25ª ou 26ª semana, foi demonstrado que bebês no útero respondem a vozes e ruídos. As gravações feitas no útero revelam que os ruídos de fora do útero diminuem cerca de metade. Isso porque não há ar livre no útero. Seu bebê é cercado por líquido amniótico e envolvido nas camadas de seu corpo.

Basta um atchim mais forte e algumas gestantes já se assustam com a possibilidade da bolsa estourar ou machucar o filho. Puro mito.

O bebê recebe um fluxo constante de nutrientes através da placenta e do cordão umbilical, então realmente não há como ele sentir fome. Se a mãe não estiver recebendo nutrientes suficientes, ele pode não receber toda a nutrição necessária para um desenvolvimento saudável, mas não sentirá fome como tal.

Se estiver tudo bem com sua gestação, fisiologicamente falando, não há problema nenhum em se agachar em qualquer momento da gestação, não vai fazer o bebê nascer antes da hora.

Quais exercícios as grávidas devem evitar?

  • Jump;
  • Corrida de alta performance;
  • Spinning nos últimos meses da gravidez;
  • Treino muito pesado de musculação;
  • Abdominais;
  • Crossfit;
  • Mergulho;
  • Atividades que utilizam bola.