Qual a posição mais desvalorizada do futebol?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A lateral direita virou a posição mais desvalorizada do futebol mundial.

A função primordial do lateral é fechar os lados da linha de defesa, seja num esquema com quatro ou cinco defensores. Porém, quando a equipe tem a posse de bola, eles avançam pelas extremidades do campo como uma opção para “abrir” o jogo e criar mais alternativas de ataque.

Ou seja, os laterais antigamente eram zagueiros!

A média do time inteiro, levando em conta o desempenho de jogadores de todas as posições (menos, é claro, o goleiro), deu 9,3 quilômetros por 90 minutos de bola rolando.

Simplificando, o lateral defensivo talvez seja a posição com menos impacto na partida, já que na maioria das vezes, quando estão com a bola, devem passá-la rapidamente para um meio-campista e nem sempre vão estar envolvidos na partida (por vários fatores: pelo adversário atacar mais pelo outro lado, pela própria equipe ...

Pela regra de futebol, não é permitido marcar gol diretamente da lateral. Se isso acontecer, é revertida uma lateral para a equipe adversária.

Na primeira posição com a maior nota Sofascore está o lateral da seleção brasileira e da Juventus, Danilo, que tem em média uma nota de 7.22. Em seguida, vem Vítor Tormena do Sporting com 6.99 de nota, o jogador que não é muito conhecido no Brasil vai conquistando seu ligar no futebol português.

Os números das posições no futebol… nós contamos tudo aqui!

  1. Número 1: goleiro.
  2. Números 2 e 3: Laterais.
  3. Números 4 e 5: zagueiro central e defesa.
  4. Números 6 e 7: meio-campista defensivo.
  5. Números 8 e 10: meio-campista atacante.
  6. Número 11: O segundo atacante.
  7. Número 9: O centroavante.
  8. Números 12, 13 e 14: Os reservas.

A: Ala (E.: Esquerdo, D.: Direito); M: Meio Campo (E.: Esquerdo, D.: Direito); MC: Meia central; ML: Meia Lateral; MA: Meia Atacante (E.: Esquerdo, D.: Direito); P: Ponta.

Os meios campistas são os responsáveis pelas criações das jogadas, ou seja armar o jogo. Atuando a partir do campo do adversário pelos lados direito, esquerdo ou mesmo pelo centro, estes atletas muitas vezes são os detentores de maior técnica e habilidade e dão passes para a conclusão dos atacantes.

Foi o médio-volante Clodoaldo quem iniciou, com uma série de dribles, a jogada que culminou com o quarto gol do Brasil.

Meio campista, pois sua função é atacar e defender e sempre que o time ataca, a bola passa por ele, ou seja, ele sempre terá um esforço maior porque ele vai sempre tocar na bola.

Já os zagueiros possuem grande solicitação de saltos e 'corrida em marcha-a-ré' e percorrem em média 8,8 km por partida. O desempenho dos atacantes, por sua vez, se caracteriza por corridas curtas de velocidade; sua média de quilômetros percorridos é de 8,2.

O "7" é frequentemente associado a alas eficazes ou a segundo atacantes. O "9" costuma ser usado pelos centroavantes, que ocupam as posições ofensivas mais avançadas em campo e são, com frequência, os maiores goleadores da equipe.