Qual a posição do paciente para intubação?

Perguntado por: oflores5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

A posição do farejador consiste em elevar a cabeça e mantê-la elevada com o suporte de um coxim. A técnica descrita corresponde à flexão do pescoço na sua base, ou seja, junto com a parte superior da coluna dorsal e a hiperextensão da cabeça, na altura da articulação atlanto-occipital.

Técnica de intubação
Preparar o material - selecionar a cânula orotraqueal (homem em geral 8.5-9 e mulheres em geral 8-8.5), testar o cuff e a luz do laringoscópio. Lubrificar o tubo com xilocaína gel ou spray, introduzir o guia, testar o ambu, escolher a máscara mais adequada para a face do paciente.

Decúbito Proclive ou Trendelenburg Invertida
É usada para tratar embolismo aéreo venoso, melhorar a circulação da região cerebral, atingir um nível efetivo de anestesia epidural ou espinhal, prevenir bronco aspiração de vômitos e ingurgitar vasos do cérvix para colocação de cateteres venosos centrais.

A posição de Fowler é uma posição semi-sentada (45º) usada em cirurgias plásticas, como, por exemplo, na abdominoplastia, visando relaxar a tensão nas suturas na região púbica, objetivando reduzir incidência de deiscências (abertura da incisão), alargamento, edemas ou hematomas pós-operatórios.

As Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica (AMIB, 2013) destacam que é função do enfermeiro manter o tubo traqueal fixado e centralizado com fixador adesivo ou cadarço para que ocorra uma distribuição homogênea da pressão do balonete na traqueia.

2020. O estudo permitiu identificar que a prática realizada pelo enfermeiro, em pacientes com intubação orotraqueal, ajuda no gerenciamento de risco e nas medidas preventivas, a fim de evitar a ocorrência de eventos adversos que coloquem em risco a vida do paciente em atendimento pré-hospitalar.

Existem três tipos de vias aéreas definitivas: tubo orotraqueal, tubo nasotraqueal e via aérea cirúrgica (cricotireoidostomia e traqueostomia), e o médico deve estar familiarizado e devidamente capacitado quanto a suas indicações e execuções.

Posição de Fowler: é usada pra descanso, conforto, exames e tratamentos do paciente. Em casos de cardíacos serve para facilitar a respiração.

A posição prona é uma manobra utilizada para combater a hipoxemia nos pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo. Apesar de hoje ser considerada um modo eficaz de melhorar a oxigenação, os mecanismos fisiológicos que levam à melhora da função respiratória ainda não estão completamente esclarecidos.

O que é posição de Sims? Posição de Sims é uma variação do decúbito lateral, em que o paciente afasta um pouco as pernas, flexionando a que estiver por cima. Parece complicado, mas não é. Basta lembrar que o decúbito lateral se refere à pessoa deitada de lado, seja voltada para a direita ou esquerda.

Veja a seguir!

  • Decúbito dorsal. ...
  • Posição de Trendelenburg. ...
  • Decúbito ventral. ...
  • Posição de Fowler. ...
  • Decúbito lateral (esquerdo ou direito) ...
  • Posição de Sims. ...
  • Posição de Proclive.

Posição ginecológica (ou de litotomia) É utilizada para o acesso aos órgãos pélvicos e geni tais. O paciente é colocado em posição dorsal; a seção dos pés da mesa cirúrgica é abaixada completamente, e os membros inferiores são elevados e abduzidos em perneiras metálicas, para haver exposição da região perineal.

A posição de Fowler é uma manobra importante para garantir maior conforto ao paciente acamado. Uma de suas vantagens é o fato de não dificultar a respiração, ao contrário de outras posições cirúrgicas.

A traqueostomia (TQT) é um procedimento cirúrgico que consiste em um pequeno orifício artificial feito na garganta, onde ocorre a abertura da traqueia para facilitar a chegada de ar até os pulmões. Essa intervenção, geralmente, é feita quando existe algum tipo de bloqueio no caminho do ar.

Resposta: Sutura é considerado ato médico, pois faz parte do ato cirúrgico. Somente os enfermeiros pós graduados em obstetrícia podem fazer episiorrafia (sutura em períneo), quem o fizer pode ser autuado por exercício ilegal da medicina.

Paciente com tubo endotraqueal:

  1. Transportar sempre com cilindro de oxigênio e ambu;
  2. O enfermeiro deve acompanhar o transporte;
  3. Cuidado para não tracionar o tubo;
  4. Se o paciente também estiver com sonda nasogástrica e apresentar náuseas ou sinal de refluxo, abrir imediatamente a sonda.

O tubo endotraqueal, conhecido pelos profissionais como TOT (Tubo Orotraqueal), é um dispositivo médico-hospitalar, estéril, invasivo, utilizado em pacientes quando há necessidade de submetê-los à ventilação mecânica, ou seja, quando um respirador artificial assume a respiração e inspiração naturais.

RESOLVE: Art. 1º É privativo do Enfermeiro, no âmbito da equipe de enfermagem, a utilização dos Dispositivos Extraglóticos (DEG) para acesso à via aérea, exclusivamente, em situação de iminente risco de morte.

Assim como o enfermeiro, o fisioterapeuta também auxilia na intubação.

Este procedimento só deve ser feito por um médico profissional de saúde capacitado e em local com equipamentos adequados, como hospitais, já que existe risco de causar lesões graves na via aérea.