Qual a posição do bebê para parto normal?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Perto do final da gestação, o feto se move para a posição do parto. Normalmente, o feto está posicionado voltado para trás (na direção das costas da mulher) com a face e o corpo inclinados para um lado e o pescoço fletido, e a parte que se apresenta é a cabeça.

Com 28 semanas, 25% dos bebês estão em apresentação pélvica; com 32 semanas, 7%; e após 36 semanas, 3 a 4%. Na maioria das vezes não há uma causa aparente para a apresentação pélvica, porém, alguns fatores maternos ou fetais podem contribuir para sua ocorrência.

Um dos sinais que o bebê encaixou é a evidente melhora na respiração e na azia, aquela incômoda companheira da futura mamãe. Devido ao novo posicionamento do bebê, pode ficar mais difícil caminhar.

Movimentação e uso de bolas
A movimentação durante o trabalho de parto, sempre que for possível, deve ser estimulada. Quando a mulher se movimenta, ela dá novas conformações e dimensões à sua bacia. Isso pode aliviar a dor do parto em certa medida.

Não há limites para a posição do bebê durante a gestação, eles se adaptam bem ao útero durante o seu crescimento, e se desenvolvem perfeitamente, independentemente da posição que estejam.

Após as 36 semanas, entre 3 a 4% dos bebês estão pélvicos. Já com 28 semanas, por exemplo, 25% deles são encontrados nesta posição. Mas, o que muita gente não sabe é que antes de entrar em trabalho de parto há muitas opções para virar esse bebê.

O bebê, já encaixado, se. mexe bastante e as contrações de treinameto já são. sentidas.

Ondulação involuntária dos dedos do pé durante as contrações, mesmo quando o resto do corpo está solto e relaxado (6 a 8cm). Se de pé, em vez de encolher os dedos dos pés, a mãe ficar na ponta dos dedos enquanto se inclina sobre algo (6 a 8cm). Arrepios na parte inferior das costas, nádegas e coxas (9 a 10 cm).

No último mês de gestação, o bebê pode chegar a qualquer momento, já que a maioria das mães entra em trabalho de parto entre 38 e 42 semanas. Nessa fase de muita expectativa e ansiedade, algo pode gerar preocupação às futuras mães que desejam ter parto normal – o bebê sentado.

Quando a barriga da gestante fica maior na parte inferior, é popularmente chamada de barriga baixa, que é um indício de que o parto está próximo. Este formato ocorre quando o bebê entra na posição cefálica, ou seja, com a cabeça para baixo e fixada na pélvis, o que acaba pressionando a barriga para baixo.

Não existe nada que se possa fazer efetivamente quando o bebê não encaixa. É claro que existem formas de induzir o parto, mas, no geral, não existe o que se possa fazer até por que não é necessário fazer nada.

“Infelizmente, a posição de rotina, que é aquela deitada de barriga para cima não é a mais recomendada”, explica Anatália Basile, enfermeira doutora em Ciências da Saúde e coordenadora do Programa Parto Seguro, da prefeitura de São Paulo.

Ficar agachada, de joelhos ou de quatro pode facilitar o parto. Ficar agachada, de joelhos ou de quatro Algumas posições ajudam a aliviar a dor. A massagem nas costas pode aliviar muito as contrações.

'O corpo humano só pode suportar 45 unidades de dor, mas no momento do parto uma mulher suporta até 57 unidades de dor, isto equivale a 20 ossos quebrados todos de uma só vez... Tome consciência, ame e respeite as mulheres do amor.

Essa rigidez éo útero que já está se expandindo para alojar o bebê.