Qual a posição correta da borboleta do carburador?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Uma agulha de mistura controla a entrada de ar e combustível quando a borboleta está fechada. Veja pela lógica: a borboleta abre quando você pisa no acelerador. Logo, se você não estiver pisando nele, ela estará fechada.

Um dos defeitos mais comuns é o motor engasgar em marcha lenta e em alta velocidade. Nessas horas, parece que o combustível está “batizado”, mas na verdade, o carburador pode estar vazando. Se realmente for isso, é preciso examinar o parafuso de mistura de marcha lenta e da mistura principal.

Entupimento no carburador
Se o veículo está falhando quando você acelera, pode ser que o carburador esteja muito sujo e entupido. Isso é muito comum hoje em dia, pois os carburadores não estão preparados para os combustíveis usados atualmente e a maioria das pessoas se esquece desse equipamento.

Dica: A posição “de fábrica” da maioria dos parafusos do carburador fica entre uma volta e meia e duas voltas e meia de sua posição completamente fixada. Caso queira recomeçar, gire o parafuso no sentido horário até que esteja firme, mas não muito apertado, e depois dê mais duas voltas no sentido anti-horário.

Se estiver desregulada, prejudica e muito o motor e o consumo de combustível. Algumas dicas são bem básicas, por exemplo, lembrar de desligar o afogador quando o motor já estiver quente. Além disso, sempre levar seu veículo em um mecânico da sua confiança e que seja especialista para regular o carburador.

Por que o corpo de borboleta suja? A falta de manutenção do filtro de ar e do respiro do óleo são grandes responsáveis pela sujeira no corpo de borboleta. Quando a limpeza do filtro é feita da maneira errada, o resto do corpo fica sujo e isso danifica os componentes da peça.

PRINCIPAIS SINTOMAS NO CORPO BORBOLETA
As principais avarias do corpo do acelerador são: Marcha lenta irregular, mal reação do motor com relação aos movimentos do pedal do acelerador e o motor pode até mesmo falhar ou parar de funcionar.

A limpeza do corpo de borboleta pode ser feita de duas formas: 1) você desmonta a peça e esfrega com produtos químicos; ou 2) utiliza um descarbonizante e evita a desmontagem a (forma mais fácil). Aqui na High Torque utilizamos o Descarbonizante Limpa TBI que torna o procedimento mais prático e eficiente.

Dessa forma, quando há menos ar que o necessário, o carro afoga pelo excesso de combustível. Quando há mais ar que o necessário, o veículo perde potência. Como resultado, isso prejudica o motor e aumenta o consumo de combustível.

Fechar o parafuso de drenagem do carburador não impedirá que a gasolina continue a vazar, isso não é possível. Ele só serve para escoar uma gasolina contaminada de dentro da cuba.

Válvula de máxima e calibrador:
Acionada pneumáticamente, sua função é permitir um volume extra de combustível na câmara de mistura do carburador.

Quando o motor de um carro falha, ou "engasga", geralmente é devido a um problema com o sistema de ignição (velas, cabos de velas ou bobina) ou então combustível ruim.

Esse problema pode ser causado tanto por um volume baixo quanto excessivo de óleo no motor. No caso da operação do motor com volume de óleo abaixo do recomendado, é possível que as partes móveis não estejam sendo lubrificadas de forma eficiente. Isso dificulta sua movimentação e torna o desempenho do motor mais baixo.

Ruído de estouro no escapamento não é normal, o sintoma pode estar indicando um defeito na peça ou falha de regulagem, além disso podem ocorrer consequências ao funcionamento e também ao motor.

A manutenção periódica do carburador deve ser realizada a cada 30 mil km e consiste em uma revisão com desmontagem e limpeza de todos os componentes, além da regulagem ao término da manutenção. Além disso, as trocas de óleo e filtro fazem parte da manutenção do carburador.

Até sem falhas é recomendado fazer a limpeza do carburador e revisá-lo a cada 6 meses.