Qual a porcentagem de pessoas que tem cabelo cacheado?

Perguntado por: uribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Beleza Natural em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), 70% dos brasileiros apresentam cabelos cacheados, crespos ou ondulados.

O cabelo liso tipo 1a é o tipo de cabelo mais raro, quando falamos de cacheados, e é comum entre mulheres de ascendência asiática.

É do Brasil o topo do ranking entre os países com maior diversidade de tipos capilares, onde a grande maioria são variações de fios cacheados.

Os resultados mostraram que mais de 60% preferem as morenas às loiras. Um terço deles, 33,1%, disseram que acham os cabelos castanhos mais atraentes, enquanto 28,6% afirmaram que gostam dos pretos - totalizando 59,7% das preferências pelas morenas.

A resposta é simples: adaptação climática. A África é um continente tropical, ou seja, de temperatura elevada. Os africanos desenvolveram cabelos crespos para se adaptar ao clima quente. O formato do cabelo crespo serve como proteção para o couro cabeludo, como um chapéu natural devido ao entrelaçamento dos fios.

A vantagem dos cabelos cacheados é que eles fornecem uma redução ainda maior nesse influxo de calor, mostrando-se mais efetivos que cabelos lisos. Cabelos encaracolados são uma característica exclusiva dos humanos, não vista em nenhum outro mamífero.

“O principal fator para a perda de definição nos cabelos cacheados e crespos é o ressecamento em excesso, que altera a curvatura devido à falta de alinhamento das cutículas. Por isso, os cachos ficam sem definição”. A tricologista destaca que, em casos de ressecamento, não tem para onde correr.

Quem tem cabelo cacheado é igualmente divertida, tem uma personalidade calorosa e faz as coisas mais rápido do que as outras pessoas. Segundo a pesquisa, mulheres com cabelos encaracolados são generosas e tendem a concluir suas tarefas mais rápido do que outras pessoas.

Castanho Escuro 3.0 Cor&Ton
Agora, resta explicar melhor as diferenças entre o castanho escuro e o preto. Essas duas cores são as mais predominantes nas madeixas das brasileiras e possuem, sim, particularidades que as diferenciam.

Cabelos pretos. A maioria da população mundial tem cabelos pretos, ou seja, aproximadamente 64% da população mundial. Conforme especialistas, a explicação para essa predominância não é apenas genética, mas também a constante aparição desse gene nos grupos étnicos mais povoados.

Cabelos naturalmente pretos são muito raros e geralmente podem ser encontrados em asiáticos, indígenas, africanos e seus descendentes. Fios tão escuros quanto esses tendem a ser mais grossos e mais resistentes às descolorações e alisamentos.

Em cada fio de cabelo há milhares de cadeias de alfa-queratina, que possuem átomos de enxofre. Quando dois destes dois átomos de enxofre se juntam, eles formam uma ligação de dissulfeto. Quanto maior o número dessas ligações, mais crespos os cabelos serão, e quanto menos ligações, mais lisos.

Dos produtos que toda cacheada deve ter, o óleo vegetal é um dos principais! Seja de coco ou de rícino, por exemplo, os óleos vegetais são perfeitos para tratar fios ressecados e opacos, garantindo cachos incríveis. Você pode aplicar o óleo como finalizador, em uma misturinha ou na umectação capilar.

O cabelo cacheado é encontrado na Europa (principalmente a parte sul), Norte de África, Médio Oriente e América (devido a imigração europeia e também a mistura com a africana em certas regiões).

Homens preferem cabelos longos e castanhos, mostra levantamento.

Pesquisadores da Universidade de Rochester, em Nova York, descobriram que os homens acreditam que as mulheres que usam vermelho estão mais propensas a responder às suas investidas.

Estudos anteriores mostram que os homens geralmente preferem mulheres mais baixas para se relacionar, assim como mulheres preferem os mais altos.