Qual a população do Donbass?

Perguntado por: oalves5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Sua população foi estimada em 2022 por volta de 901 645, com mais de 2 milhões de habitantes na sua área metropolitana (2011). Segundo o censo de 2001, Donetsk era a quinta maior cidade ucraniana.

Esse conflito armado ocorreu em parte do território ucraniano que foi objeto de diversos protestos pró-russos em todo sul e leste da Ucrânia. Trata-se de um conflito armado opondo as forças separatistas das autodeclaradas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk contra o governo ucraniano.

43.750 km²

A região tem aproximadamente 45 mil km², uma área próxima ao tamanho do estado do Rio de Janeiro (43.750 km²).

"A questão principal é que ela [a região] foi identificada pelo Kremlin como uma parte da Ucrânia onde se fala o idioma russo, que é mais Rússia que Ucrânia", segundo Sam Cranny-Evans, do think tank (centro de pesquisa e debates) britânico Royal United Services Institute.

Atualmente, o Brasil é um importante parceiro da Federação Russa com interesses comuns em tecnologia espacial, tecnologia militar, tecnologia de comunicações e outros segmentos.

O país é o quarto exportador global de alumínio e um dos cinco principais produtores mundiais de aço, níquel, paládio e cobre. A Ucrânia também é um fornecedor importante e possui uma importante participação na exportação de paládio e platina.

A Rússia considera a Crimeia como parte de seu território, reivindicação que não é reconhecida pela comunidade internacional. A Ucrânia afirma que quer recuperar a península.

A Ucrânia é o quarto maior exportador de grãos do mundo. Produz 42% do óleo de girassol do mundo, 16% do milho e 9% do trigo. Além disso, as remessas de trigo da Rússia - o maior exportador mundial - tiveram queda.

Mais de 14 mil pessoas morreram no conflito em Donbass entre 2014 e a invasão da Ucrânia pela Rússia no final de fevereiro de 2022.

Donbass, uma região central extensa e sitiada que cobre grande parte do leste da Ucrânia, tem sido a linha de frente do conflito do país com a Rússia desde 2014.

Fim do acordo
Os motivos alegados por Putin para reconhecer as duas repúblicas foram a suposta quebra do protocolo de Minsk, como a alegação de que, na Ucrânia, há um crescimento de "clãs oligárquicos", "grupos neonazistas" e do "vírus do nacionalismo e da corrupção".

Desde a invasão russa, o alto-comissariado da ONU para refugiados (Acnur) registrou que cerca de 7,7 milhões de refugiados viajaram da Ucrânia para vários países da Europa — incluindo até mesmo a Rússia. A população total da Ucrânia antes da guerra era de aproximadamente 44 milhões.

Donetsk e Lugansk - as regiões mineiras no centro da tensão entre Rússia e Ucrânia. Juntas, as "repúblicas populares" sob controlo dos pró-russos têm 3,8 milhões de habitantes e ocupam um terço da região do Donbass. Ambas têm líderes fiéis a Putin, a cujo partido, o Rússia Unida, até aderiram em dezembro.

Cerca de 750 mil refugiados ucranianos chegaram à Alemanha no primeiro semestre de 2022 em busca de refúgio, por causa da invasão russa.

O que levou à separação? Quase não houve esforços separatistas após o colapso da União Soviética, em 1991 – até 2004, quando a chamada Revolução Laranja anulou a vitória presidencial de Viktor Yanukovych, um político pró-Rússia e ex-governador da província de Donetsk, em meio a alegações de fraude eleitoral.

A expressão oligarcas russos ou magnatas russos, surgida após o colapso da União Soviética, refere-se a um pequeno grupo de homens de negócios que adquiriu enorme riqueza, significativa influência política e, frequentemente, também o controle dos meios de comunicação, em algumas das antigas repúblicas soviéticas.

"A decretação do Estado de Guerra depende da autorização da Casa Legislativa. A partir daí existem consequências de ordem normativa e de ordem institucional. A decretação de guerra necessita de decretação de Estado de Sítio, que depende de autorização do Congresso Nacional, e criação de mecanismos de fiscalização.