Qual a população de Mangue Seco?

Perguntado por: rbarros7 . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

cerca de 200 habitantes

Depois de toda essa apresentação, você pode estar se perguntando onde fica Mangue Seco, Bahia, saiba que esse pequeno vilarejo de pescadores está localizado na cidade de Jandaíra, no extremo norte do litoral baiano. O local faz divisa com o estado de Sergipe e tem uma população de cerca de 200 habitantes.

Chegando em Mangue Seco, vale a pena fazer o passeio de buggy. Preço tabelado na cooperativa (R$200 ou R$300, se for até a vila de Coqueiro, que é interessante).

Fama. Já faz 20 anos que a novela Tieta, inspirada no livro de Jorge Amado, foi exibida. Mas a fama que as cenas gravadas entre dunas e coqueiros trouxeram para Mangue Seco, na Bahia, se mantém. Assim como a beleza do lugar.

Mangue Seco é uma península, um braço de terra que se forma entre a foz do Rio Real e o Oceano Atlântico. Portanto, além de admirar as belas paisagens de dunas e coqueiros, também é possível escolher entre um banho de água salgada ou doce — ou mesmo as duas opções.

Tieta (1989)
Vinte e cinco anos depois, ela volta para a cidade com um único objetivo: se vingar da família que a deserdou. Enquanto todos achavam que ela estava morta, Tieta interrompe uma missa que estava sendo rezada em sua homenagem, chocando toda a cidade.

No manguezal podemos encontrar moluscos, crustáceos (camarões, caranguejos), peixes, aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.), jacarés e mamíferos. Animais como os caranguejos e as ostras vivem sempre nos manguezais, enquanto que outros animais passam apenas uma fase da vida no mangue.

A vila de Mangue Seco, no litoral norte da Bahia, ocupa a ponta de uma península repleta de dunas e cercada de praias praticamente desertas. Possui também valor histórico e cultural, principalmente por ser a terra natal da personagem Tieta do Agreste, do romance de Jorge Amado.

O clima das regiões onde os manguezais se desenvolvem é tropical ou subtropical, com a presença de estações quentes e chuvosas. Além disso, as temperaturas médias anuais são elevadas na maior parte do ano.

cidade de Jandaíra

Depois de toda essa apresentação, você pode estar se perguntando onde fica Mangue Seco, Bahia, saiba que esse pequeno vilarejo de pescadores está localizado na cidade de Jandaíra, no extremo norte do litoral baiano. O local faz divisa com o estado de Sergipe e tem uma população de cerca de 200 habitantes.

4 pessoas

Quantas pessoas podem andar no buggy? Independente do modelo do buggy, só podem andar 4 pessoas, sendo duas na frente e duas atrás.

De forma geral, o buggy exclusivo é mais indicado para casais em Lua de Mel ou familias com 3, 5 e 7 integrantes. Já o compartilhado é mais indicado para pessoas que estejam só ou para casais.

Jandaíra

e hoje o destino é Mangue Seco localizado na cidade de Jandaíra ao lado da Foz do Rio Real. cercado de Dunas e coqueiros o pequeno vilarejo de pescadores entre a Bahia e o Sergipe ficou famoso ao servir de cenário. para. um dos maiores sucessos da história da televisão brasileira.

A protagonista da obra é Tieta, menina/mulher com forte apelo sexual, que é expulsa pelo pai e humilhada diante de toda a cidade, Sant´Anna do Agreste, para a felicidade da irmã beata Perpétua.

A estória se passa na cidade fictícia Santana do Agreste, mas que se refere à cidade de Jandaíra (Mapa 01), Estado da Bahia, ao qual pertence à localidade de Mangue Seco, uma vila de pescadores, situada a aproximadamente 200 quilômetros de Salvador, capital da Bahia e 140 quilômetros de Aracaju, capital de Sergipe.

praia de mangue seco

Aracaju, SE
A praia de mangue seco é paradisíaca e as dunas contribuem com a paisagem.

Origem do termo
O mangue é uma referência ao manguezal, um ecossistema muito comum no Nordeste (Pernambuco incluso) e que é marcado pelo encontro das águas de rios com a água do mar. Os mangues possuem águas salobras e um solo úmido e lodoso, que é habitat de uma variedade enorme de seres vivos, como os caranguejos.

Os manguezais são essenciais para a manutenção da vida marinha e terrestre, além de abrigar uma avifauna que utiliza o manguezal como área de alimentação, reprodução, desenvolvimento e refúgio.