Qual a pontuação mínima para passar no CRC?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 25 de abril de 2023
3.9 / 5 10 votos

Descubra abaixo quantas questões acertar para ser aprovado no CRC/CFC. A prova possui um total de 50 questões objetivas e prevê uma taxa de acerto mínima de 50%, ou seja, são necessárias 25 questões corretas para ser aprovado no CRC/CFC.

Atenção nas áreas de atuação para investir na pontuação correta. Para cumprir os 40 pontos anuais exigidos pelo Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) são válidas somente atividades promovidas por capacitadoras credenciadas pelo Sistema CFC/CRCs.

Não é difícil passar na prova do CRC. Porém, para que sua aprovação venha você precisa estudar com a estratégia correta. Como disse anteriormente, você não pode ir para o Exame de Suficiência do CRC sem uma estratégia de guerra. Sim, o Exame do CRC é uma luta de Davi contra Golias.

Quantas vezes pode fazer o Exame de Suficiência do CRC? Não existe limite de quantas vezes um aluno pode fazer a prova do CRC, desde que esse aluno esteja pelo menos no sétimo semestre ou último ano de sua graduação ou seja bacharel em Ciências Contábeis.

Já a publicação do resultado final da prova acontecerá no dia 28 de junho e poderá ser consultado na página da Consulplan na internet. Para consultar o gabarito preliminar, clique aqui. A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Independentemente da instituição escolhida, o curso de ciências contábeis é desafiador, assim como a profissão, na prática. Por ter disciplinas voltadas para a área de exatas, o aluno que possui perfil analítico certamente terá mais facilidade para superar os desafios desta graduação.

400 pontos no Enem dá para qual curso? Saiba qual escolher

  • Engenharia Sanitária e Ambiental.
  • Engenharia de Pescas.
  • Letras – Português.
  • Ciências Biológicas.

R$ 3.797,17

O salário médio de um Contador no Brasil é de R$ 3.797,17. Os estados onde a profissão de Contador têm os melhores salários são Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com o Decreto Lei 9.295/46 e Resolução CFC 560/83, o exercício da profissão contábil é permitido somente com registro regular do profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), em qualquer tipo de função ou cargo privativo de contabilistas.

A CRC comprova para as instituições e para terceiros a legitimidade do profissional. Em outras palavras, ter o registro significa ter habilitação para desempenhar o trabalho enquanto profissional contábil. Ou seja, faz parte da concretização da formação acadêmica e o contador precisa tomar esse passo importante.

Os profissionais descritos no parágrafo acima devem cumprir, no mínimo, 40 (quarenta) pontos de Educação Profissional Continuada por ano-calendário. Dessa pontuação anual no mínimo 8 (oito) pontos devem ser cumpridos com atividades de aquisição de conhecimento, constantes da Tabela I, do Anexo II da NBC PG 12 (R3).

Posso levar calculadora no dia do exame? Sim. O candidato pode levar a HP12C ou a calculadora científica.

Conforme a Resolução CFC n.º 1.518/2016, todos os profissionais que passaram no Exame de Suficiência podem solicitar seu registro a qualquer tempo, ou seja, não há um prazo de vencimento da aprovação no exame. Ela é válida a qualquer tempo.

O documento concedido após a aprovação no exame, disponível no Sistema de Certificados do CFC, deve ser apresentado em CRC de jurisdição do interessado, com duas fotos 3x4 iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco.

Noções de Direito e Legislação Aplicada. Matemática Financeira e Estatística. Teoria da Contabilidade. Legislação e Ética Profissional.

Entenda a diferença entre CRC e CFC
Dessa maneira, o Conselho Regional tem atuação apenas no estado em que está inserido, enquanto o Conselho Federal tem atuação mais ampla, com autonomia para decidir sobre as punições que o conselho de cada estado aplica aos profissionais contábeis.

Detalhes sobre a prova CRC
A prova é constituída de 50 questões objetivas de múltipla escolha, valendo cada questão um ponto. O candidato precisa, no mínimo, acertar 50% da prova, ou seja, 25 questões.

Quais assuntos caem na prova do CRC?

  • Ética e legislação Profissional. NBC PG 01. NBC PG 12. NBC PG 100. Decreto-Lei 9.295.
  • Contabilidade Geral. Demonstração do Resultado do Exercício. Classificação de Contas. CPC 00. CPC 01. ...
  • Contabilidade de Custos. Terminologia de custos. Métodos de Custeio.
  • Perícia Contábil. NBC PP 01. NBC TP 01.

Não erre questões sobre o código de ética
O caminho para ser aprovado no Exame CFC e conseguir gabaritar a prova precisa ser bem pavimentado. Você precisa se garantir nas questões de disciplinas que podem ser esgotadas mais facilmente. Lembre-se, a diferença entre a aprovação e a reprovação pode ser de uma questão.