Qual a ponta de pulverização mais indicada para pulverização de herbicida?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Permite uma distribuição uniforme do produto, efetuando uma pulverização bastante eficaz. Geralmente gera gotas de tipo médio, sendo o mais indicado para aplicação de herbicidas seletivos.

As pontas cônicas são recomendadas principalmente para pulverização de fungicidas e inseticidas de contato e sistêmico, por conta da sua característica ser gotas finas e muito finas, que garantem maior cobertura e penetração no alvo desejado.

Qual é a relação da cor da ponta de pulverização com a vazão? Pontas de pulverização que estão enquadradas na norma Visiflo/ISO10625 tem sua vazão identificada por uma cor, isto que dizer que não importa o modelo da ponta, se estiver na norma e se for da mesma cor terão a mesma vazão.

A principal diferença entre um e outro é a distribuição do volume. O leque plano padrão é o bico mais utilizado em equipamentos de pulverização de barra. Tem como principal característica a necessidade do cruzamento dos jatos para a perfeita uniformização da distribuição do produto.

As principais funções das pontas são: determinar a vazão, o espectro de gotas e definir a forma do jato emitido. Pode haver ainda as classes “extremamente finas” e “ultragrossas”. Pontas com perfil de gotas médias ou grossas, utilizadas para reduzir o risco de deriva.

O primeiro, chamado de pré-orifício, mede a vazão e o segundo conhecido como o de saída, forma o padrão da pulverização. Este bico permite a redução da deriva que é o fenômeno de transporte das partículas do defensivo, pelo vento, para áreas não alvo.

As técnicas de pulverização que estão sendo avaliadas são a terrestre tratorizada, terrestre autopropelida e aérea, sendo a metodologia baseada em avaliação da acurácia do sistema de GPS, deposição de gotas no alvo (cartões hidrossensiveis), tempo de trabalho, custo de aquisição de máquinas e terceirização (baseado em ...

Bico Cone Cheio: para área com grande massa foliar
O ângulo é ajustável, mas costuma ser fechado, entre 20 a 100 graus. Por isso é que esse tipo de bico é recomendado para áreas com grande densidade foliar. A diferença para o de cone vazio, é que o de cone cheio distribui o produto também no centro.

O bico de impacto foi desenvolvido para operar em escalas de pressão que variam entre 15 e 90 psi. É amplamente utilizado para aplicação de fungicidas, herbicidas e inseticidas.

pulverizador autopropelido

O pulverizador autopropelido é o mais utilizado nas propriedades, e apresenta o sistema de barra e um sistema motriz individual, não dependendo da força motriz do trator. Esse método pode alcançar maiores áreas e rendimentos.

O bico leque é um acessório bastante utilizado por prestadores de serviços que fazem limpeza e impermeabilização de estofados, pois ele traz a perfeita uniformidade na distribuição do produto e ainda quando aplicado, é possível verificar a cruzada entre os jatos já aplicados.

Essas pontas são identificadas por uma série de números, por exemplo, 11002, isso quer dizer que 110 é o ângulo de abertura do leque e 02 identifica a vazão da ponta.

Segundo WOMAC et al. (1999), os fatores que influenciam o espectro de gotas produzidas por determinada ponta de pulverização são: vazão nominal, ângulo de descarga, pressão de operação, propriedades da calda e tipo de ponta de pulverização.

Colete a água de um bico unitário por 1 minuto em um recipiente graduado. Para saber a vazão total dos bicos, veja o exemplo: Se em um bico foi coletado 800 mL em 1 minuto, então, a vazão unitária é 0,8 L/min. Se a barra tem 40 bicos, 0,8 x 40= 32 L/min de vazão total.

No geral, a pressão ideal utilizando em pulverizadores autopropelidos para o cultivo de soja, de acordo com especialistas na área, é de 380 a 420 KPA, mantendo um volume de 100 litros por hectare, numa velocidade constante de 14 km/h.

As pontas têm três funções muito importantes: determinar a vazão, o tamanho das gotas e o formato do jato de pulverização. A vazão é função direta do tamanho do orifício, da pressão e das características do líquido Page 13 12 pulverizado.

Atomizadores. Nos atomizadores, o produto é pulverizado sobre a plantação por força de uma corrente de ar de grande velocidade. Como resultado, o produto pode atingir longas distâncias. Esse tipo de pulverizador é mais utilizado em culturas perenes, por exemplo, café e laranja.

Tomomassa Matuo, descrito em seu livro clássico “Tecnicas de Aplicação de Defensivos Agrícolas” (1990), a ponta de pulverização é o principal componente dos equipamentos de aplicação, por ser o item responsável pela produção e dispersão das gotas com o produto em uma pulverização, merecendo todo o cuidado em sua ...