Qual a pomada boa para fissura?

Perguntado por: rinfante . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Cicatenol 50 mg / g pomada 30 g | Tratamento De Fissuras | EMS. Cicatenol® é indicado para a prevenção e tratamento das fissuras (rachaduras) de pele e mucosas (mamilos, lábios e região anal); feridas (ferimentos leves e escoriações) e escaras.

“Temos que destacar também o papel de alimentos condimentados, como a pimenta, na piora dos sintomas, além das comidas como feijão, que formam muitos gases e fazem umidade na região anal, dificultando a higiene local e aumento o desconforto”, afirma.

As pomadas mais usadas para o tratamento de fissuras anais são:

  • Acetato de Clostebol + Sulfato de Neomicina.
  • Clordox.

A água morna favorece a circulação sanguínea local promovendo a cicatrização da fissura e a higiene local. A água não deve ser fervendo para evitar queimaduras no local. Como alternativa pode-se utilizar bolsa de água morna. Sempre com o cuidado de não queimar a pele.

Medidas simples como banhos de assento quentes, uso de laxantes suaves e aplicação de pomadas analgésicas tópicas podem ajudar a aliviar a dor e reparar a lesão. Em casos graves, pode ser necessária cirurgia.

Fluocortolona + Lidocaína creme e supositório são preparações tópicas que demonstram efeitos antiinflamatório, analgésico e antipruriginoso no local de aplicação.

Aplicar aproximadamente 2 cm de pomada na área afetada, massageando o local, duas ou três vezes ao dia, até melhora dos sintomas. Continuar o tratamento com uma aplicação ao dia, de preferência ao deitar, até o completo desaparecimento dos sintomas ou das lesões inflamatórias, ou de acordo com a recomendação médica.

Localização dos problemas é diferente
A localização de cada problema é um pouco diferente, na maioria dos casos. As fissuras anais tendem a acontecer na parte anterior e posterior do ânus, bem na linha do meio do corpo, enquanto as hemorroidas são mais lateralizadas.

Para o tratamento de hemorroidas internas usar o aplicador. PROCTAN é indicado para o TRATAMENTO DE HEMORROIDAS INTERNAS OU EXTERNAS, COCEIRAS E PRURIDOS ANAIS, INFLAMAÇÕES, FERIDAS, SANGRAMENTO E ECZEMA PERIANAL, PROCTITE BRANDA, FISSURAS, pré e pós-operatório EM CIRURGIAS ANORRETAIS.

Por outro lado, alguns alimentos do nosso cotidiano não são indicados. Alguns deles (como a carne suína, por exemplo) prejudicam o estágio final da cicatrização, pois estimulam a formação de colágeno em excesso e de forma desordenada, o que causa uma “supercicatrização”, levando a queloides.

A resposta é simples: é que o ânus, assim como a boca, é uma região muito inervada, ou seja, é altamente sensível. Sendo assim, dor, temperatura, tração e tato, mesmo com cortes pequenos, podem causar muito desconforto na região. A fissura anal é uma doença mais comum do que se imagina.

Ela pode durar alguns minutos ou horas e, então, melhorar até a próxima ida ao banheiro. Com o tempo, o paciente começa a evitar evacuar, o que pode endurecer ainda mais a fezes e agravar ainda mais o problema.

A fissura anal pode surgir em função de uma má alimentação
Além disso, alimentos como a pimenta devem ser evitados se a pessoa foi diagnosticada com fissura anal, já que ela pode piorar os sintomas, dificultando a higiene anal e aumentando o desconforto do portador.

Adultos: 50 a 100 mg, 2 vezes por dia, podendo chegar até 200 mg, 2 vezes por dia. Crianças: 5 mg por kg de peso corporal por dia, divididos em 2 tomadas (a cada 12 horas).

Algumas opções comuns incluem a Nebacetin e Kelo-Cote como detalhado no texto, mas é importante seguir as instruções do médico e aplicar a pomada de forma adequada para garantir uma cicatrização eficaz.

MODO DE USAR: Uso externo. Aplicar na área afetada, duas a três vezes ao dia. Com a diminuição dos sintomas, uma aplicação ao dia por dois a três dias ou a critério médico. Higienizar o aplicador com sabão e água morna.