Qual a polêmica do Catar?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

O que sabemos sobre a braçadeira “OneLove”, motivo de polêmica na Copa do Catar. Na última segunda-feira (21), a Fifa proibiu que os capitães de sete seleções utilizassem as braçadeiras multicoloridas “OneLove”. A entidade ameaçou punir com cartão amarelo os jogadores que entrassem em campo com o acessório.

Por que o Catar foi escolhido como sede da Copa do Mundo? Em 2010, o Catar conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo ao vencer uma votação dos 22 membros executivos da Fifa. O Catar derrotou propostas dos EUA, Coreia do Sul, Japão e Austrália.

No Catar, se informe sempre sobre os locais antes de tirar uma foto. Demonstração de afeto em público. Sim! Não é possível portar "objetos que podem ser ofensivas a outras religiões e cultos " e não se pode consumir carne de porco ou derivados, alimentos proibidos conforme a religião predominante ...

Regras no Catar: afeto público
Segundo o código penal do país, o afeto em público é tido como ato obsceno e pode levar à prisão. Contudo, o presidente do comitê da Copa já disse em entrevista à CNN que o país receberá e acolherá todas as pessoas, mas pede que os turistas respeitem a cultura do país.

A proibição dentro do estádio era algo confirmado desde o início. O consumo de bebida alcoólica no Catar só é permitido dentro de alguns hotéis e restaurantes. É proibido, por exemplo, beber nas ruas. Isso porque a religião islâmica coloca a cerveja e derivados como um hábito que não deve ser seguido.

Enquanto a Fifa não confirma as atrações do evento, uma série de artistas tornou pública a recusa ao convite. O motivo é claro: o histórico do Qatar em desrespeitar os direitos humanos.

A abertura da Copa do Mundo de 2022 será neste domingo, 20 de novembro, porém, nem todos os artistas convidados vão participar do evento no Catar. Isso porque o país é conhecido por violar direitos humanos, tendo sido acusado de ter trabalhadores em condições análogas à escravidão nos preparativos para o evento.

ONGs já denunciavam condições desumanas para imigrantes que construíram estádios. O chefe da organização da Copa do Mundo no governo do Catar, Hassan Al-Thawadi, afirmou nesta terça-feira (29) que "entre 400 e 500 pessoas" morreram durante a construção dos estádios que sediam a Copa do Mundo de 2022.

Conhecido como “banheiro turco”, a instalação é um buraco no chão, em que é necessário agachar para utilizar. Aliás, as acomodações têm uma arquitetura específica. Os estrangeiros vão sentir um certo choque cultural quando conhecer os cômodos do local.

Aliás, no país sede da Copa do Mundo, as expressões públicas de afeto do mesmo sexo são consideradas um crime e são proibidas. Além disso, no Catar, pessoas com documentação não binária podem enfrentar obstáculos perante a autoridade local de imigração e aeroportuária.

Se você está planejando visitar o Catar na Copa, ou quer saber mais sobre o país, confira hábitos proibidos por lá:

  1. Consumir bebidas alcoólicas. ...
  2. Fotograr ou filmar pessoas em lugares públicos sem autorização. ...
  3. Demonstrar afeto em público. ...
  4. Mostrar os ombros e os joelhos. ...
  5. Defender os direitos LGBTQIA+

Altamente conservador, a nação do Oriente Médio proíbe, por exemplo, o sexo fora do casamento — o que pode acarretar em uma pena de prisão de sete anos. A regra se aplicará também aos torcedores.

Vale lembrar que relacionamentos homoafetivos são proibidos no Qatar, mas o andar de mãos dadas desses homens é cultural e não não remete a isso. “É sinal de respeito, amizade muito forte. Uma intimidade, ligação”, disse um indiano à reportagem da GOAL.

Na cultura local, a sola do pé é a parte mais suja do corpo, por isso mostrá-la para alguém pode ser considerado um desrespeito.

Beijo, abraço e aperto de mão estão suspensos
Demonstrações de afeto e carinho em público são proibidos no Catar, assim como em todo o Oriente Médio. Ou seja, a famosa câmera do beijo não terá espaço nas transmissões dos jogos do Mundial de 2022.

Beber em locais públicos no Catar é crime, e ficar bêbado na rua é correr risco de prisão, em flagrante. Mas, para quem é maior de 21 anos, há alternativas para consumir cervejas, vinhos, destilados ou coquetéis alcoólicos em restaurantes ou bares que possuam uma licença oficial.