Qual a polaridade do diclorometano?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O diclorometano (CH2Cl2) é um composto tetraédrico e apolar.

Quanto maior a diferença de eletronegatividade, maior será a polaridade da ligação. Um exemplo: a molécula de água é composta por hidrogênio (H) e oxigênio (O). Repare que de acordo com a escala, o “O” se encontra em uma extremidade e o “H” na outra, ou seja, estão bem distantes.

A polaridade das moléculas está relacionada com o fato de o composto apresentar ou não áreas com cargas diferentes (positiva e negativa). As moléculas com polos são denominadas polares, e as que não os apresentam são as apolares.

Moléculas diatômicas formadas por átomos de mesmo elemento químico, são apolares, como o H2, Cl2,Br2, O2, N2 etc.; e as moléculas diatômicas forma- das por átomos de elementos diferentes, são polares, como o HF, HCl, HBr, HI, etc.

As moléculas podem ser classificadas em polares e apolares. A polaridade de uma molécula pode ser determinada pela soma dos vetores de cada uma das ligações. Se a soma for igual a zero, a molécula é considerada apolar e, se a soma for diferente de zero a molécula é considerada polar.

Se as moléculas de solvente forem polares, isto é, se o momento dipolar de cada molécula não for nulo, então o solvente denomina-se polar. Num solvente apolar, as moléculas de solvente possuem um momento dipolar nulo ou próximo de zero.

Ácido clorídrico

Ácido clorídrico (HCl)
Como o ácido clorídrico possui moléculas diatômicas com átomos de elementos diferentes e, consequentemente, com diferentes eletronegatividades, temos uma única nuvem e também um único vetor, logo, esse tipo de molécula é sempre polar.

A água

A água é o solvente polar por excelência, pois dissolve bem substâncias iônicas, polares e em pequeno grau substâncias pouco polares - sendo chamada também de solvente universal. Assim, substâncias miscíveis em água são ditas hidrofílicas e as pouco solúveis ou insolúveis, hidrofóbicas.

Toda ligação iônica é polar, mas a polaridade das ligações covalentes depende do tipo de elemento químico que está fazendo a ligação, podendo ser polar ou apolar. As propriedades das substâncias são influenciadas em grande parte pelo tipo de ligação que seus átomos realizam e se elas são polares ou apolares.

As moléculas podem ser classificadas em polares ou apolares: apolares: moléculas que não apresentam polos (positivo e negativo); polares: moléculas que apresentam polos (positivo e negativo).

A molécula CO2 é apolar, sendo formada por ligações covalentes polares. II. A molécula H2O é polar, sendo formada por ligações covalentes apolares.

Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.

Depende do tipo de elemento que realiza a ligação. Por exemplo, o Cl2 apresenta a seguinte ligação covalente: Não pare agora...

Ligação covalente simples
Neste tipo de ligação os átomos do elemento compartilham apenas um elétron. Como exemplo, podemos citar o gás cloro Cl2, no qual os dois átomos de cloro realizam o compartilhamento de um elétron para alcançar assim a estabilidade química.

Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade e a molécula é polar.

HF, HCl e H2O são polares porque nos três compostos o hidrogênio está ligado a elementos muito eletronegativos.

A questão da polaridade das moléculas tem relação com o fato de o composto ter ou não áreas com cargas diferentes (positiva e negativa). Moléculas que em polos são chamadas de polares e as moléculas que não têm polos são nomeadas como apolares.

Uma molécula é polar quando o número de nuvens eletrônicas no átomo central é diferente do número de átomos (do mesmo elemento químico) ligados a esse átomo. O oxigênio apresenta seis elétrons na camada de valência e utiliza esses elétrons em cada uma das ligações simples com os átomos de hidrogênio.