Qual a polaridade do CCl4?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O tetracloreto de carbono ($$$CCl_4$$$) possui geometria tetraédrica e sua simetria confere à molécula um momento dipolar resultante nulo. A molécula é apolar.

Por que o clorometano, CH3CL, que tem apenas uma ligação polar C-Cl, é uma molécula polar , mas o tetracloreto de carbono, CCl4, que tem quatro ligações polares C-Cl, é polar.

É uma molécula apolar, devido ao fato do vetor resultante/momento dipolar resultante ser equivalente a zero. O elemento central é o carbono e os ligantes são todos iguais. Uma vez que o cloro é mais eletronegativo que o oxigênio, os elétrons serão mais fortemente atraídos por ele.

Determinar a polaridade a partir da relação entre nuvens eletrônicas e ligantes

  1. Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar;
  2. Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.

Se temos CCl4, pela lógica temos 4 átomos de cloro e 1 átomo de carbono presente nessa molécula, logo por Lewis teremos de FAZER UMA SOMATÓRIA DOS ELETRONS DE VALÊNCIA DOS ATOMOS QUE CONSTITUEM A MOLECULA.

O tetracloreto de carbono é usado principalmente na fabricação de gases para refrigeração e propelentes em aerossóis.

O dióxido de carbono é apolar devido à geometria linear que faz com que o momento dipolar resultante da molécula seja igual a zero.

A ligação iônica apresenta polarização máxima, ou seja, nenhum outro composto é mais polarizado que o composto iônico.

Analogamente, uma molécula de tetraclorometano, CCl4., é obtida a partir de um átomo de carbono e quatro átomos de cloro: O átomo de carbono necessita de quatro elétrons para chegar à estrutura estável, de modo que ele formará quatro ligações.

CCl4: Carbono = 4 elétrons na camada de valência (grupo 14), átomo central. Cloro = 7 elétrons na camada de valência (grupo 17). O nosso átomo central não têm pares de elétrons livres, e nossa molécula tem ao todo 5 átomos, 1 carbono e 4 cloros.

Se as moléculas de solvente forem polares, isto é, se o momento dipolar de cada molécula não for nulo, então o solvente denomina-se polar. Num solvente apolar, as moléculas de solvente possuem um momento dipolar nulo ou próximo de zero.

Moléculas diatômicas formadas por átomos de mesmo elemento químico, são apolares, como o H2, Cl2,Br2, O2, N2 etc.; e as moléculas diatômicas forma- das por átomos de elementos diferentes, são polares, como o HF, HCl, HBr, HI, etc.

Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade e a molécula é polar.

Quando uma molécula é formada por átomos de um único elemento químico, não há diferença de eletronegatividade e a molécula é apolar.

  • Moléculas apolares: O2 e N2
  • Moléculas apolares: CO2 e BeH2
  • Moléculas polares: H2O e NH3

Moléculas polares são aquelas que apresentam polos (positivo e negativo) e unem-se por meio desses polos, ou seja, polo positivo de uma molécula liga-se ao polo negativo da outra.

A ligação covalente polar ocorre quando dois átomos de elementos diferentes estão envolvidos em uma ligação. Sendo assim, os elétrons são compartilhados de maneira desigual, uma vez que, a eletronegatividade dos átomos é diferente.

Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.

Elaboração das estruturas de Lewis
Determinar a posição dos átomos na estrutura: o átomo central é sempre o de menor eletronegatividade, e átomos monovalentes (que fazem apenas uma ligação) posicionam-se na extremidade. Compartilhar os pares de elétrons dos átomos ao redor do átomo central, completando o octeto.

Na fórmula de Lewis, cada par de elétrons compartilhado representa uma ligação química (covalente), em que os elétrons se encontram na região da eletrosfera que é comum a cada par de átomos que estão unidos. Por isso, na representação, eles são colocados lado a lado.

Para determinar se uma base é solúvel, basta verificar se ela apresenta um cátion que pertence à família IA (metais alcalinos: Li, Na, K, Rb, Cs, Fr) ou se apresenta o cátion amônio (NH4+).