Qual a planta que serve para os rins?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4 / 5 16 votos

Como as plantas mais citadas destacaram-se hortelã, erva-cidreira, limão, alho, camomila e gengibre.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  • Hidratação é fundamental.
  • Chá de salsa.
  • Uvas.
  • Suco de limão, laranja e melão.
  • Algas marinhas.
  • Alimentos ricos em cálcio.
  • Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  • Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Os sucos de frutas cítricas como abacaxi e laranja, contêm ácido cítrico, um composto que se transforma em citrato, que é a substância que se liga ao excesso de cálcio no organismo, eliminando-o pela urina e evitando, assim, a formação de pedra nos rins. Conheça outros benefícios das frutas cítricas.

Sintomas. Os sintomas de nefrite podem ser: diminuição da quantidade de urina; urina avermelhada; excesso de suor, especialmente no rosto, mãos e pés; inchaço dos olhos ou das pernas; aumento da pressão arterial e presença de sangue na urina.

Para manter uma boa função renal, é preciso ter uma dieta equilibrada, evitar excessos de sal, sobrecargas de proteínas, sobrepeso e obesidade, manter um bom controle dos níveis de glicemia e a pressão arterial controlada, não fazer uso de medicações que são tóxicas aos rins (como anti-inflamatórios), ingerir água em ...

Com algumas medidas simples é possível cuidar bem dos rins

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. ...
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Causas de dor no rim
Infecção dos rins (pielonefrite). Doença policística renal. Hidronefrose (obstrução da passagem de urina, resultando em dilatação dos rins). Trombose da veia renal.

Uma das receitas detox mais clássicas e simples é tomar água morna com limão de manhã, ainda em jejum. O limão estimula a liberação de enzimas digestivas desintoxicantes e facilita a eliminação das impurezas pelo organismo e a desintoxicar o fígado. Também é rico em vitamina C, importante para a síntese de glutationa.

Um exemplo são os produtos ricos em potássio, que pode ser danoso para pacientes renais crônicos. Geralmente eles são encontrados na banana, abacate, mamão, melão e uvas, além de grãos como feijão, ervilha e grão de bico, frutas secas e oleaginosas, chocolates e cafés.

Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com sangue, urina com espuma (presença de proteínas na urina), edemas, eliminação de urina muito clara (como água), anemia (palidez, cansaço, dor no peito e sonolência).

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Para melhorar e cuidar da saúde dos rins, é melhor beber melancia, graças à sua grande quantidade de água. Mas mirtilos também são muito eficazes graças ao fato de ser uma fruta da floresta com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Usar 120 ml de suco de limão (cerca de 3 limões) e completar com água para dar 1 litro. Vá tomando ao longo do dia.

Chá de hibisco
O hibisco é uma planta que pode ser utilizada para tratamento de pedra nos rins, pois tem propriedade diurética, ou seja, aumenta a frequência urinária. Esta planta também ajuda a reduzir a deposição de cristais nos rins.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.