Qual a planta que cura alopecia?

Perguntado por: rsalgado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 14 votos

Alguns dos fitoterápicos já estudados para tratamento da alopecia andro- genética são, Saw palmetto (EVRON et al., 2020), Camellia sinensis ou chá verde (ESFANDIARI; KELLY, 2005), óleo de semente de abóbora (CHO et al., 2014), alecrim (PANAHI et al., 2015), extrato de Panax ginseng (KIM et al., 2015), óleo de hortelã- ...

Saw Palmetto. O Saw palmetto, Serenoa repens ou Serenoa serrulata, talvez seja a mais conhecida das plantas para queda de cabelo. Entre os possíveis efeitos atribuídos ao Saw palmetto estão a diminuição da progressão da calvície e estímulo ao crescimento capilar.

vitamina D

Sendo assim, é recomendado dosar a vitamina D em todos os pacientes com alopecia areata, sendo sua reposição feita naqueles que estiverem deficientes. Aliás, a vitamina D é considerada uma das principais vitaminas para queda de cabelo e deve ser dosada em todos os pacientes com cabelos caindo mais do que o normal.

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é a principal quando tratamos da saúde capilar, pois participa de processos fundamentais no nosso organismo. Como o nosso corpo não produz as vitaminas B em quantidade suficiente, é essencial manter uma alimentação equilibrada.

Nos homens, a alopecia androgenética resulta em linhas do cabelo e afinamento na coroa. Já nas mulheres, a tendência é apenas o afinamento dos fios, pois é muito raro que elas venham ficar completamente carecas. Até o momento, não há cura para este tipo de alopecia e sua progressão é lenta, podendo durar décadas.

O óleo essencial de alecrim é um dos ativos presentes em nossa fórmula, sendo considerado o "minoxidil" natural por seus efeitos garantidos no crescimento capilar.

Alguns remédios caseiros para o cabelo crescer e parar de cair incluem o suco de cenoura e a vitamina de banana com linhaça, porque contêm vitamina A, ômega 3 e sais minerais que hidratam o couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos fios de cabelo.

Existem variadas técnicas que prometem recuperar os fios de quem é acometido pela queda de cabelo. Shampoos, loções, receitas caseiras, entre outras técnicas afirmam que são capazes de retomar o crescimento dos fios. Entretanto, o único método altamente eficaz e garantido para fazer nascer cabelo é o implante capilar.

Até o momento, não há estudos científicos que comprovam nenhum dos possíveis benefícios da folha de goiaba para tratamentos capilares, incluindo o uso da folha de goiabeira para queda de cabelo.

Entre os benefícios do alecrim para os fios estão o combate à queda capilar , o estímulo do crescimento do cabelo e até a prevenção do envelhecimento precoce dos fios. Enfim, é tipo de ingrediente ideal para manter a saúde dos cabelos, uma vez que o alecrim age de diferentes maneiras sobre os fios.

1. Chá de alecrim

  1. Ferva duas xícaras de água com duas colheres de sopa de alecrim fresco.
  2. Espere o líquido esfriar e coloque-o em um recipiente limpo, como um borrifador.
  3. Aplique, borrifando, no couro cabeludo. ...
  4. Massageie e deixe agir por 20 minutos.
  5. Lave com shampoo e condicionador normalmente.

Chá verde
O chá verde é ajuda a tratar a queda de cabelo por ser rico em epigalocatequina-galato, um composto bioativo que inibe a 5-alfa redutase, que é a enzima que transforma a testosterona em di-hidrotestosterona no folículo piloso, enfraquecendo os fios e provocando a queda de cabelo.

"Um dos principais benefícios do chá da folha de goiabeira, por exemplo, é auxiliar no processo de digestão, no funcionamento adequado do intestino e, consequentemente, prevenindo diarreias, inflamações estomacais e dores", explica a especialista.

Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro.

Questões emocionais, estresse, traumas físicos, infecções e inflamações, como dermatite seborreica, por exemplo, também podem desencadear ou agravar a doença.

Uso de medicamentos
O Minoxidil, remédio oral ou tônico capilar que ajuda na vascularização do couro cabeludo, ajuda no crescimento dos fios. Já o acetato de ciproterona é utilizado para neutralizar os efeitos dos andrógenos.

Tanto a falta como o excesso de algumas vitaminas podem contribuir para a queda de cabelos. A deficiência de vitaminas, como a vitamina D, vitamina B12 e ferro, pode levar à queda de cabelos.

Algumas receitas caseiras, como o tônico de chá verde, o esfoliante de café ou o óleo de rícino, por exemplo, são capazes de estimular o crescimento do cabelo, pois melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo e o fornecimento de nutrientes, além de fortalecerem e hidratarem os fios.

Tratamento da queda de cabelo com Amplexe
Para obter melhores resultados no combate à alopécia androgenética masculina e ao eflúvio telógeno, é recomendado utilizar o Shampoo Amplexe Antiqueda diariamente na higienização do cabelo. Deve-se deixar o produto agir por 2 minutos, enxaguar e repetir a aplicação.

Continuar lendo Qual a pior alopecia?