Qual a planta mais tóxica do mundo?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

O óleo de mamona (ou olho de rícino), velho conhecido de quem sofre de prisão de ventre, é produzido a partir dessas sementes. Mas é justamente por causa da proteína ricina que a planta tem a reputação de ser a mais venenosa do planeta.

A beladona é uma planta tóxica, sendo os seus frutos muito venenosos. É uma erva medicinal também conhecida, principalmente no Brasil, por erva-envenenada ou bela-dama. Nas suas folhas e sementes encontram-se concentrações elevadas de alcaloides, dos quais se salientam a escapolamina, a hiosclamina e a atropina.

Bastante suave, mas tóxica, a clematite é venenosa. Quando tocada ou consumida, a toxina chamada anemonina (glicosídeo irritante) afeta tanto os animais de estimação quanto os humanos. A planta pode causar dermatite em algumas pessoas após contato e leve sensação de queimação e úlcera na boca, se ingerido.

Chá branco: Vem dos brotos novos e folhas da planta Camellia Sinensis, colhidos antes de as flores abrirem. Possui mais ação antioxidante do que os chás verdes e pretos. Diminui as taxas de colesterol ruim (LDL), ajudando a prevenir o infarto.

- Abacate, tomate e lentilha: Alimentos que devem estar presentes na alimentação de quem deseja manter baixos os níveis de colesterol e consequentemente prevenir o infarto.

Plantas venenosas: 7 espécies para se ter cuidado

  1. Comigo-ninguém-pode. Muita gente tem dúvida se a planta comigo-ninguém-pode é venenosa. ...
  2. Caládio. ...
  3. Espirradeira. ...
  4. Bico-de-papagaio. ...
  5. Copo-de-leite. ...
  6. Saia-branca. ...
  7. Antúrio.

Mas você sabia que a rosa do deserto é um pouco tóxica? Portanto, ao cuidar das Rosas do Deserto, evite contato com os olhos e a boca. Caso ocorra esse contato, lave as mãos com sabão neutro e água em abundância. Oriente as crianças de casa a não mexer nas plantas, apenas admirá-las.

Essa planta, tão popular nos jardins, é responsável por diversos casos de intoxicação, principalmente de crianças, que normalmente são atraídas pela beleza das folhas. Ao levar pedaços da planta à boca, observa-se um aumento na quantidade de saliva, além de dor na região da boca e língua.

Tanto as folhas como as sementes são tóxicas. A torta de mamona não bem detoxicada por calor também é tóxica. O consumo repetido de pequenas quantidades de semente pode dar imunidade, mas das folhas não. A intoxicação pelas folhas é aguda, causando perturbação nervosa.

Uma das plantas mais tóxicas conhecidas, o beladona é uma espécie notória que causa intoxicações graves a fatais quando ingerida. As partes mais tóxicas da planta são folhas, raízes e frutos (bagas), embora toda a planta seja venenosa.

Os efeitos colaterais da beladona incluem alucinações, delírio, psicose, inquietação, agitação, náuseas, batimentos cardíacos acelerados, visão borrada, turva ou embaçada, cegueira, distúrbios gastrointestinais, dor de cabeça, e dificuldade ou incapacidade para urinar.

Crisântemos

Crisântemos. Essas flores são utilizadas para representar tanto a vida quanto a morte, o sol e a chuva, sendo essas as flores preferidas para ser oferecida no dia de finados e no dia de todos os santos.

A Higanbana é conhecida como a flor da morte porque ela é plantada geralmente em cemitérios, para afastar bichinhos escavadores, também porque ela sempre floresce em épocas em que costumam visitar os mortos e por outro motivo que explicarei mais à frente.

O principio ativo do peyote é a mescalina, um potente alucinógeno natural presente não apenas no Lophophora williamsii, mas em várias espécies de cacto, como o São Pedro (Echinopsis pachanoi), nativo da America do Sul e que é bastante utilizado entre os xamãs do Equador e Peru.

A nutricionista Joanna Sievers, professora da Universidade do Vale do Itajaí (SC), nota que a planta Camellia sinensis, que dá origem ao chá-verde, é cheia de compostos com propriedades positivas. “Eles têm ações antioxidante e anti-inflamatória, que reduzem o risco de doenças cardiovasculares”, explica.

Então, realmente existem chás que fazem mal ao fígado? Ao contrário do entendimento popular, a resposta é sim. O consumo excessivo de algumas ervas podem causar lesões ao fígado e prejudicar a realização de suas funções.
...

  • Chá verde.
  • Valeriana.
  • Sene.
  • Unha de gato.

O principal sinal do infarto é a dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e se irradia para o braço ou ombro esquerdo.

Pode ser encontrado em alimentos como doces, refrigerantes, chocolates e massas. - Sal: abusando da quantidade de sal no alimento, pode ser acarretado a elevação da pressão arterial, fazendo com que o coração dobre seu ritmo de trabalho, aumentando as chances de infartos e derrame, além de outros problemas de saúde.

Agora, sabe-se também que a sobrevida média depois do infarto é de apenas 5,5 anos para mulheres. Nos homens, a estatística é de 8,2 anos. O dado foi divulgado no relatório de 2021 da Associação Americana de Cardiologia.