Qual a pior posição para quem tem hérnia de disco?

Perguntado por: ufigueiredo . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Errado: evite levantar ou deitar dessa forma pois ela causa grande esforço na musculatura abdominal e muita sobrecarga na coluna lombar. Certo: o primeiro passo é sentar-se na borda da cama; evite deitar-se de uma vez e de costas. Depois de sentar na borda da cama, deite-se de lado com a ajuda do cotovelo e da mão.

Dessa forma, evite-os.

  • 1 – Agachamento com barra nas costas. Esse exercício causa compressão direta das vértebras, portanto não é indicado. ...
  • 2 – Stiff. ...
  • 3 – Glúteos em quatro apoios. ...
  • 4 – Levantamento Terra. ...
  • 5 – Remada Curvada.

Tratamento de Hérnia de Disco
Hoje já se sabe que quanto mais a pessoa que tem dores na coluna fica em repouso, mais vai perdendo força muscular e a dor tende a piorar.

Atualmente, a recomendação é de limitar o repouso de 2 a 3 dias e estabelecer um protocolo de tratamento adequado a cada caso, que pode envolver medicação antiinflamatória, analgésica e fisioterapia entre outras terapias.

Ficar muito tempo em pé pode ser ruim para sua coluna, mas ficar sentado por muito tempo também pode. A chave é misturar períodos sentado e em pé ao longo do dia e se movimentar o máximo possível.

Uma protuberância ou hérnia de disco exercendo pressão sobre um nervo pode causar dores nas costas e nas pernas quando deitado. Entorses ou fraturas e condições como escoliose , estenose espinhal ou mesmo endometriose também podem causar dor à noite.

A primeira forma de tratamento que, normalmente, é indicada para a hérnia de disco é o uso de remédios anti-inflamatórios e fisioterapia, para aliviar a dor e reduzir outros sintomas, como dificuldade para movimentar os membros ou formigamento.

Uma crise de hérnia de disco dura de cerca de 2 meses em 80% dos casos, com ou sem tratamento, os 20% restantes se tornam crônica, um quadro clínico onde o paciente terá a patologia por toda a vida.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a evitar hérnias de disco.

  1. 1 – Mantenha-se Dentro Do Peso Adequado. ...
  2. 2 – Não Abuse De Saltos Altos. ...
  3. 3 – Tenha postura! ...
  4. 4 – Faça Exercícios Sob Orientação De Um Profissional. ...
  5. 5 – Pare De Fumar. ...
  6. 6 – Genética. ...
  7. 7 – Busque Diagnóstico E Tratamento Adequados.

As hérnias não desaparecem sozinhas e a única forma de curá-las é a cirurgia. A doença é um defeito ou um orifício nos músculos do abdome que permite que algum órgão (intestino ou uma porção de gordura) protrua (passe) através dele.

A literatura não aponta o melhor anti-inflamatório para crise de hérnia de disco. Porém, antiinflamatórios hormonais (corticoides) são frequentemente usados por cirurgiões de coluna. Sua administração pode ser oral, endovenoso, intramuscular ou epidural (injeções na coluna).

É exatamente por isso que, em muitas situações de hérnia de disco, ocorre um pinçamento ou compressão do nervo, justamente esse nervo que desce para a região da perna, por esse motivo ocorrem esses sintomas de dor, dormência ou formigamento nos membros inferiores.

A hérnia inguinal encarcerada pode levar a uma situação muito mais grave, que se chama hérnia inguinal estrangulada. Neste caso o intestino ou outro órgão existente dentro da hérnia pode morrer, se o doente não for operado rapidamente.

Se a região da hérnia inchar, mudar de uma hora para a outra ou houver dor intensa, procure imediatamente o pronto-socorro. Se o fluxo de sangue for interrompido, o médico primeiro tentará empurrar a hérnia para dentro e, caso necessário, fará a cirurgia.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Atividades aeróbicas
Caminhada, natação e ciclismo são alguns exemplos de exercícios aeróbicos indicados para prevenir e tratar a hérnia de disco. Lembre-se de escolher o calçado com um sistema de amortecimento adequado para a prática do exercício.

No entanto, pequenas caminhadas e subir escadas (com cuidado, lentamente) não são contraindicados, pois não representam esforço grande o suficiente para causar algum problema.

Quem tem hérnia de disco PODE pegar peso, fazer academia e outras atividades físicas desde que esse exercício não lhe cause dor. O esforço deve ser evitado quando está em uma crise aguda de dor ou quando o movimento te causa desconforto.

As principais possibilidades de complicação incluem ocorrência de infecção, sangramento excessivo, lesão dos nervos ao redor da coluna. Em alguns casos, também pode acontecer de o paciente continuar sentindo dor na coluna ou haver recorrência da hérnia de disco.