Qual a pior nota de redação no Enem?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

A redação do Enem vale de 0 a 1.000 pontos. A nota é dividida em cinco partes, com 0 a 200 pontos para cada competência avaliada na prova: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Segundo a instituição, apenas 19 dos mais de 2 milhões de candidatos conseguiram tirar nota mil na redação.

Desenhos e sinais gráficos impróprios. De acordo com o edital do Enem, redações com impropérios, desenhos e formas propositais receberão nota zero.

É possível fazer faculdade só com a nota da redação do Enem? Ter uma boa nota da prova de redação do Enem é importante para quem pretende conseguir uma vaga no ensino superior usando o Enem. No entanto, ter somente uma boa pontuação na redação e zerar ou tirar nota baixa nas questões objetivas não é o suficiente.

Participante 2: 30 acertos – 800 pontos.

Lembrando que o Enem 2022 tem um total de 90 questões em cada dia de prova, totalizando 180 questões. Ou seja, você deve acertar algo em torno de 62% da prova para ter um total de 700 pontos.

O que de para fazer com 500 pontos no Enem?

  • Administração: nota mínima de 491 pontos;
  • Pedagogia: nota mínima de 474,84;
  • Ciências biológicas: nota mínima de 417,07;
  • Matemática: nota de corte mínima de 387,80;
  • Física: nota de corte mínima de 446,70.

No total, os candidatos podem atingir até 1000 pontos com a redação do ENEM. Assim como nas outras áreas de conhecimento requeridas no exame, boas redações costumam receber notas maiores que 500.

Confira as maiores e menores notas de corte do Vestibular Enem USP 2023. A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) disponibilizou as notas de corte parciais para o Vestibular Enem USP 2023. A maior nota de corte é 853,73 do curso de Medicina ofertado no campus da USP, de Reibeirão Preto (SP).

Maria Fernanda Simionato de Lemes, 21 anos, já havia alcançado 960 em três provas. Se depender da nota obtida na redação do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 2023 será o ano em que Maria Fernanda Simionato de Lemes conquistará a almejada vaga em Medicina em uma universidade federal.

Até o momento, a região Nordeste lidera o ranking de notas máximas, chamadas “notas mil”. Ao todo, o Nordeste contabiliza 11 notas mil, e o Estado do Ceará encabeça a lista com três notas máximas. Em seguida, aparece a Região Sudeste com seis e a região Sul, com apenas uma nota mil nas redações do Enem 2022.

Zerar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode deixar você de fora da disputa por uma bolsa de estudos em faculdade particular ou vaga na universidade pública e impedir a contratação de financiamento estudantil.

Um estudante mineiro conseguiu modificar a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a alteração foi divulgada nesta terça-feira (10). O aluno teria ganhado zero na prova de redação por causa de um erro de identificação.

Redações com "impropérios, desenhos e formas propositais de anulação" receberão nota zero, de acordo com o edital do Enem.

Quais são as matérias de maior peso no Enem? A nota de maior peso no Enem para todos os candidatos é da Redação, que é multiplicada por 3. Por isso, é importantíssimo sempre treinar a escrita, inclusive contando com a orientação de professores. Uma boa dica é a plataforma Stoodi.

Assim, acaba indo mal na produção textual. Porque essa “uma questão” na qual você deve colocar a sua redação, vale sozinha 1000 pontos. Então, tirar uma pontuação baixa nela pode despencar seu resultado final. Pior, não é difícil zerar a redação e isso pode te desclassificar!

Qual a nota máxima do Enem?

Área de conhecimentoMenor notaMaior nota
Ciências da Natureza e suas Tecnologias307,6867,1
Ciências Humanas e suas Tecnologias311,6846,9
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias295,2826,1
Matemática e suas Tecnologias310,4953,1

A nota máxima alcançada foi de 826,1 e a nota mais baixa, 295,2. Na prova de Matemática e suas tecnologias, a média registrada foi de 533,72.

A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos.