Qual a pior infecção urinária?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Quando a doença está em um estágio mais avançado, sintomas como: odor desagradável, esvaziamento incompleto da bexiga, constipação, dor lombar, sangue na urina, febre e sensação geral de mal estar, também podem ocorrer.
...
Sintomas de infecção de urina

  1. Dor e ardência ao urinar;
  2. Aumento da frequência;
  3. Dor supra púbica.

1. Uretrite gonocócica; 2. Uretrite não-gonocócica.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

De acordo com especialistas, são vários os sintomas, como dor ou ardência ao urinar, diminuição na quantidade de urina liberada, vontade frequente de ir ao banheiro e mudança no odor da urina. Em situações mais graves, a infecção pode ocasionar febre e até a presença de sangue na urina.

Antes de mais nada, vale dizer que a maioria dos casos pode ser resolvida com um tratamento simples. Geralmente, antibióticos e muita água, em casa mesmo, resolvem o problema. No entanto, em pessoas mais velhas ou quando a infecção já alcançou outros órgãos para além da bexiga, o paciente deve ser internado.

Estas infecções recorrentes ocorrem basicamente devido a três fatores, a saber: Quantidade de bactéria que chega até à bexiga via uretra; Virulência bacteriana que é a capacidade da bactéria de causar infecção; Uma inadequada atuação da imunidade local (região perineal e vaginal) e sistêmica dos pacientes.

Se não houver melhora dos sintomas dentro de 2-3 dias após o início do antibiótico, deve-se procurar o médico novamente para investigação.

Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.

Se não tratada, a infecção urinária pode causar outras complicações como a infecção dos rins, chamada de pielonefrite, ou até mesmo, evoluir para casos de septicemia, a infecção generalizada.

Uretrite – o tratamento da uretrite costuma ser o mesmo para homens, mulheres e crianças, sendo proposto o uso de antibióticos durante 7 dias, sem interrupções. Cistite – o tratamento de mulheres com cistite, pode ser realizado com administração de antibióticos por 3 dias, prolongando-se somente após avaliação médica.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Penicilinas ou cefalosporinas, como amoxicilina, cefalexina ou ceftriaxona; Azitromicina; Doxiciclina.

Infecção urinária é transmissível? A infecção urinária normalmente não é transmissível. Porém, quando o agente infeccioso está relacionado a uma infecção sexualmente transmissível, pode ocorrer.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Sintomas característicos

  • dor ao urinar;
  • micção frequente;
  • febre;
  • urina amarelada, vermelha ou marrom;
  • náuseas ou vômitos;
  • urina com sangue e.
  • urina com cheiro forte.