Qual a pior ferida emocional?

Perguntado por: emello . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

A dificuldade em lidar com a rejeição atrapalha na construção de relações estáveis. Tem a ver com o sentimento de exclusão, de inadequação, de menos valor, de não se sentir bem-vindo em uma determinada situação e por isso ser colocado de fora.

Algumas vezes, sentimos dores que, aparentemente, não são explicáveis, mas que também precisam ser tratadas e curadas. Isso é o que chamamos de feridas emocionais.
...
São elas:

  1. rejeição,
  2. injustiça,
  3. abandono,
  4. humilhação,
  5. traição.

Você já ouviu falar sobre as Feridas da Alma? Segundo o livro “As cinco feridas emocionais” de Lise Bourbeau, são estas 5 feridas que impedem você de Ser a sua essência: Traição, Rejeição, Injustiça, Abandono e Humilhação!

O Mestre vem ao nosso encontro para curar as feridas da nossa alma e do nosso coração. Ele tem o remédio, que é o Seu amor, a Sua bondade e afetividade profunda, que vem do coração do Pai e cura nossas feridas.

Depois de conhecer o evangelho, descobri que todos nós temos feridas espirituais. Elas são causadas, assim como nossas feridas físicas, por negligência ou como resultado de violação de normas de segurança — neste caso, os mandamentos de Deus. São feridas que nem remédio nem cirurgia alguma pode curar.

A dificuldade em lidar com a rejeição atrapalha na construção de relações estáveis. Tem a ver com o sentimento de exclusão, de inadequação, de menos valor, de não se sentir bem-vindo em uma determinada situação e por isso ser colocado de fora.

O primeiro passo para conquistar a saúde emocional é nos tornamos conscientes do processo de geração de emoções e sentimentos. Para isso, é necessário tirarmos nossas reações do piloto automático, identificando como as circunstâncias nos afetam e quais os pensamentos que vêm à nossa mente.

A ferida da humilhação surge quando o processo de mielinização está entre a coluna cervical e a coluna lombar. Esta ferida está relacionada muitas vezes com a mãe, mas também poderá ser com o pai, pois desencadeia-se com o progenitor que reprime o prazer físico.

A maneira como o sujeito adoece depende de fatores como as experiências vividas, o momento existencial, as tendências genéticas e o seu desenvolvimento psíquico. Muitas vezes deixamos em segundo plano o aspecto psicológico, que constitui a subjetividade e individualidade de cada um.

A inflamação emocional se refere a sentimentos de estar constantemente no limite, angustiado, hiper-reativo ou hipervigilante e com medo sobre o que está acontecendo no mundo. Ao passar por experiências ruins emocionalmente, nossas reações e a autocrítica aumentam em frequência e intensidade.

Sinaliza que suas emoções estão inflamadas. Acontece quando não permitimos que as situações da vida sigam seu fluxo normal e contemos emoções – assim como contemos o fluxo de urina, segurando o xixi e deixando para ir ao banheiro depois. Isso acaba causando a infecção urinária.

O Senhor cura os corações atribulados; ele enfaixa as feridas” (Sl 147,3) Corações atribulados, almas feridas... Não tem faltado gente a reclamar as dores da existência. Eis a grande preciosidade da fé: ela dá força para viver, restaura o ânimo, refaz a alegria.

Essa cura acontece pela confissão, pois ela é o remédio para a cura da alma. Nós precisamos frequentar a graça que Deus nos concedeu com imensa assiduidade, que são os sacramentos: a Eucaristia e a confissão. Se queremos a cura da alma, precisamos confessar e receber a absolvição dos pecados.

Comentário: Os remédios para a cura da alma são: Fé, oração, arrependimento, confissão, e mudança de hábito, estes são os passos para receber a cura da alma. Busque a Deus, se quer realmente a cura da alma, precisa ansiar por sua graça, confessar os seus pecados e receber a paz que somente Cristo pode dar.

Assim, cura emocional significa que a pessoa conseguiu equilíbrio entre o pensar e o sentir de maneira saudável, o que é bem difícil e ninguém consegue isto cem por cento, porque este equilíbrio requer a vida toda de experiência e aprendizado.