Qual a pior favela de BH?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Uma delas é considerada a mais perigosa da cidade, a Morro das Pedras. Essa favela fica na Região Oeste da capital, lidera o rankings de violência na cidade, com somente 175 dias sem uma ocorrência de homicídio, sendo uma das grandes preocupações das forças de segurança de Minas Gerais.

Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, é a cidade mineira com o maior percentual de moradores em aglomerados. No total, 20,3% da população de 103,4 mil habitantes está em vilas e favelas. Vespasiano, na Grande BH, é a segunda colocada, com 20,2%.

Belo Horizonte, por exemplo, tem 226 favelas, vilas e conjuntos habitacionais, como registrou o Guia Cultural de Vilas e Favelas. Apesar de serem mais comuns nas grandes cidades, as favelas também estão nos municípios interioranos, inclusive nos centros históricos.

Em geral, quando se questiona qual a favela mais perigosa do Rio de Janeiro, a resposta é Complexo do Alemão e Jacarezinho. A primeira registra os maiores números de ocorrência de tiroteios e a segunda é comandada por uma das maiores facções criminosas do Rio.

Comunidades

  • Aglomerado Morro das Pedras. O Aglomerado Morro das Pedras, localizado na região oeste de Belo Horizonte, é formado por sete vilas: Antena, Santa Sofia, São Jorge I, II, III, Leonina e Pantanal.
  • Aglomerado Santa Lúcia. ...
  • Carapina (Governador Valadares)

Belo Horizonte não é um lugar muito seguro no Brasil. O índice de crime é alto. Problemas significativos na cidade estão relacionados a assaltos à mão armada, ladrões de carros, assaltos a residências e tráfico de drogas. O nível de suborno e corrupção é extremamente alto.

Belvedere, Funcionários, Santo Agostinho, Carmo e Lourdes são os cinco bairros com o metro quadrado mais caro de BH – todos localizados na região Centro-Sul da cidade. Os dados fazem parte do levantamento de outubro de 2022 feito pelo Loft Dados, núcleo da startup que dissemina informações sobre o mercado imobiliário.

Aglomerado da Serra

O Aglomerado da Serra é a maior favela de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte, mais precisamente na zona sul da capital.

Uma das grandes preocupações das forças de segurança de Minas Gerais é com as quatro maiores favelas de Belo Horizonte. Em três delas – Aglomerado da Serra, Morro dos Papagaios e Morro das Pedras –, já são mais de 120 dias sem registro de homicídio.

8 bairros com imóveis mais valorizados em Belo Horizonte

  1. 1 – Belvedere. Um dos mais caros e luxuosos bairros da capital mineira, o Belvedere fica localizado na parte mais alta de BH, na zona sul. ...
  2. 2 – Carmo. ...
  3. 3 – Funcionários. ...
  4. 4 – Lourdes. ...
  5. 5 – Santo Agostinho. ...
  6. 6 – Betânia. ...
  7. 7 – Cidade Nova. ...
  8. 8 – Estrela do Oriente.

Rogério Rego

Criado no aglomerado, Rogério Rego comanda um programa na Radio Autentica Favela, é conselheiro tutelar e liderança social no Serrão. Ele conta que quando chegou ao aglomerado, há cerca de 30 anos, a Serra era bem diferente. Além de ser menor, o local também era visto como “terra de ninguém”.

Rocinha

A Rocinha, no Rio, é a maior favela do país: 25.742 domicílios. Depois, vêm o Sol Nascente, no DF: 25.441 casas; Rio das Pedras, no Rio: 22.509; e Paraisópolis (SP): 19.262. A maior favela do mundo está localizada na Cidade do México.

Pedreira Prado Lopes

A Pedreira Prado Lopes é a mais antiga favela de Belo Horizonte. Sua ocupação começou entre 1900 e 1920. Os primeiros moradores foram operários que trabalharam na construção da nova capital, atraídos pela proximidade do Centro e pela presença de serviços na região da Lagoinha.

Aglomerado da Serra

O Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a maior favela de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil, atingiu uma marca histórica de 511 dias sem registrar nenhum assassinato.