Qual a pior fase do término?

Perguntado por: tmendes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Raiva

Raiva: Fase em que a pessoa pode ter raiva de si mesma, se estiver sofrendo, e concluir que a responsabilidade pela separação foi dela. Ela fica hostil, pode perder a confiança nos relacionamentos, sente-se injustiçada, vitimada e não merecedora de tanta dor.

Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação. Como eu disse, no entanto, a dor da desilusão amorosa não é uma ciência. No meu caso, levei seis meses até me sentir pronta para seguir em frente.

Fim de relacionamento: 6 etapas da perda amorosa

  1. 1- Afastamento emocional. ...
  2. 2- Ruptura. ...
  3. 3- Dissolução do que foi conquistado em conjunto. ...
  4. 4- Separação na vida social. ...
  5. 5- Luto. ...
  6. 6- Seguindo em frente. ...
  7. Eu posso te ajudar.

A ansiedade pela separação é uma fase normal do desenvolvimento e costuma começar por volta dos 8 meses, com pico de intensidade entre os 10 e os 18 meses, e geralmente desaparece depois de 24 meses.

Segundo os pesquisadores, o fim de uma relação pode levar a um estresse mental significativo: os homens já têm maiores riscos de suicídio do que as mulheres e a separação eleva as chances em quatro vezes .

A psicóloga aponta outros sinais que levam ao término definitivo de um relacionamento: falta de confiança, de respeito e de admiração, além do fim da cumplicidade.

Crises são comuns durante o casamento, sendo que as dos 3, 7 e 11 anos têm características distintas dentro da vida do casal!

três meses

Geralmente a média de tempo de cicatrização de um relacionamento leva em torno de três meses. Mesmo esse tempo variando de pessoa para pessoa, não é possível abreviar o sofrimento da separação e sentir-se bem rapidamente.

Outras pesquisas descobriram que, enquanto os homens sofrem mais problemas de saúde a longo prazo após o divórcio se não se casarem novamente, as mulheres tendem a sofrer mais seriamente a curto prazo por causa da súbita perda de status, apoio financeiro e da rede de segurança emocional, fornecida pelo casamento.

Basicamente um grupo de pesquisadores descobriu que, enquanto as mulheres sentem o fim do relacionamento de maneira mais intensa, os homens são os que ficam tristes por mais tempo. De acordo com o pesquisador Craig Morris, da Universidade de Binghamton, isso ocorre por questões biológicas.

A separação é dolorosa porque impõe o rompimento com a fantasia do par amoroso idealizado, além de abalar a autoestima e exacerbar as inseguranças pessoais. A ideia de felicidade através do amor no casamento influi diretamente na intensidade da dor na separação.

Como superar o término de um relacionamento

  1. Acolha seus sentimentos. Fingir que está tudo bem quando não é bem assim pode ser bastante prejudicial;
  2. Redescubra-se. ...
  3. Pense e planeje seu futuro. ...
  4. Cuide de si mesmo. ...
  5. Permita-se. ...
  6. Conte com o apoio de amigos e familiares. ...
  7. Se necessário, conte com apoio profissional.

Conte com a ajuda de amigos e familiares para superar uma relação. Boas companhias para compartilhar momentos agradáveis, sair, conversar, rir e demais atividades evita a dependência emocional que você pode ter criado com seu ex ou sua ex.

Quem tem essa síndrome é alguém que deseja dominar os outros (na sua profissão, lar etc.) e fica demasiadamente angustiado frente ao abandono, podendo desencadear a agressividade e o masoquismo. Ele não tem a consciência da sua avidez afetiva e se ilude mascarando uma autodepreciação que lhe é própria.

Procure não reforçar o comportamento
Deixar de sair para evitar a ansiedade de separação ou recompensá-la pelo período de ausência pode apenas reforçar o problema. O acolhimento é muito importante, mas atitudes como trazer presentes sempre que sair ou deixar que ela falte na escola podem incentivar o comportamento.

Quem deixa não sofre menos, sofre mais.