Qual a pior droga do momento?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Nos Estados Unidos, mais de 70 mil pessoas morreram em 2022 por overdose de Fentanil, fazendo com que a droga tenha sido classificada como a pior do mundo. Com as descobertas no Brasil, a polícia investiga se a droga está sendo produzida e disseminada em território nacional.

Dessa forma, as consideradas piores drogas na atualidade são:

  • Álcool;
  • Fentanil;
  • Cigarros;
  • Crack.

heroína

A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.

Há pelo menos 5 mil anos, existem registros do consumo de cocaína no mundo. A cannabis sativa, ou maconha, é consumida há 10 mil anos.

São Paulo -- Um estudo científico comparou os efeitos de sete drogas recreativas nos seres humanos e concluiu que a maconha é a menos mortal delas.

Segundo os especialistas, o MDMA (ou ecstasy) em estado puro é “uma das drogas menos perigosas de entre as que se conhecem”, e “é muito menos perigosa que drogas como o álcool, o tabaco ou a canábis”. Ao contrário de outras, “raramente provoca habituação [vício]”.

Os narcóticos possuem um efeito depressor sobre o sistema nervoso central e diminuem a sensação de dor. Além disso, eles deixam o corpo e a mente mais relaxados.

O canabinoide sintético —ou "maconha sintética"— é conhecido como K2, K4 e K9, mas, segundo órgãos internacionais de saúde, já foram identificadas mais de 300 variedades da nova droga até 2022.

Maconha é menos viciante do que álcool ou nicotina.

maconha

A mesma pesquisa aponta que a maconha é a droga mais consumida, com prevalência de 7,7%, mais do que o dobro da segunda colocada, a cocaína, com 3,1%.

Heroína. Os especialistas consultados por Nutt e sua equipe situaram a heroína como a droga mais viciante e lhe deram uma pontuação de 3 em 3. A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório.

Maconha

Maconha - Dentre as drogas ilícitas, a maconha é a mais consumida. Cerca de 7,7% de todos os brasileiros entre 12 e 65 anos já usaram maconha pelo menos uma vez na vida. Em termos de usos habituais, cerca de 3,2% de todos os brasileiros consumiram alguma substância ilegal, o que equivale a quase 5 milhões de pessoas.

As drogas mais comumente usadas pelos jovens são álcool, tabaco e maconha. Recentemente, mais jovens começaram a fumar tabaco e maconha. Ainda há muito que não sabemos sobre os perigos da vaporização.

Essa substância, também conhecida como “sais de banho”, “krokodil” ou “cloud nine”, Spice, K2, K4 e High Legal é uma droga sintética extremamente perigosa, não apenas devido à sua capacidade viciante, mas também por deixar os usuários de maneira irreconhecível.

Como a droga é utilizada? A heroína é uma droga injetável, ou seja, a maneira mais comum de consumi-la é derretendo o seu pó e o inserindo nas veias, mas ela também pode ser misturada com outras substâncias perigosas, como a cocaína.

1 em cada 5 pessoas no mundo fuma cigarros.
Essa é a estimativa da OMS, que também complementa que a dependência da substância mata 7 milhões de pessoas por ano. O tabagismo é um dos vícios mais comuns e banalizados do mundo. Apesar de ser legalizado, o cigarro é uma droga e pode causar diversas doenças.

Crack. O crack é uma das drogas mais viciantes e com maior potencial destrutivo, sendo um subproduto da cocaína vendido por um valor mais acessível, o que torna muito popular entre jovens desempregados e a população de rua.

Remédio: 2 remédio, medicamento, fármaco, preparado, substância, ingrediente. Coisa de má qualidade: 3 porcaria, bagatela, mixaria, ninharia, bobagem.

Muitos estudantes nas universidades de Cambridge, Oxford e Harvard já testaram e aprovaram. Agora é a vez de um estudo apontar que o modafinil (também vendido como Provigil) melhora a concentração, a atenção e a capacidade de aprender, sem deixar sequelas como dependência química.

De acordo com o estudo publicado no periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, sob o efeito da droga metirapona, indivíduos que têm más recordações reduzem a habilidade do cérebro de repassar esses momentos.