Qual a pior dor do mundo parto?

Perguntado por: amoura9 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Todo mundo já ouviu que não há no mundo dor pior do que a do parto. Mas, de acordo com os especialistas, as mulheres que dão à luz não sofrem tanto quanto os portadores de pedras nos rins.

Além do útero, a dor do trabalho de parto pode ser percebida no abdômen, nas costas, quadril, glúteos e coxas. Conforme o bebê desce pelo canal de parto, no final da dilatação (de 7 a 10 cm), a cabeça do bebê começa a distender o canal de parto.

Impossível dizer, pois cada pessoa tem uma reação diferente à dor. Mesmo assim, dá pra enumerar algumas reconhecidamente muito fortes: o cálculo renal (pedra nos rins), o parto normal, o infarto e as dores de dente e a causada por isquemia (falta de circulação).

É só conferir a nossa lista!

  • Cólica renal. Quando um cálculo renal, a famosa pedra nos rins, tenta passar pelo ureter e alcançar a bexiga, começam a surgir os problemas. ...
  • Queimaduras. ...
  • Cefaleia em salvas. ...
  • Infarto. ...
  • Neurite herpética. ...
  • Cólica biliar. ...
  • Nevralgia do trigêmeo.

Numa escala analógica de dor, de “0” a “10”, o “0” toma-se como ausência de dor e o “10” seria a dor máxima. Tomemos como exemplo a dor máxima “10”, dor insuportável, permanente e que necessita de medicação contínua. A dor máxima para uns pode ser apenas “9”, mas para outros pode ser “8”.

Parto vaginal é um evento muito doloroso. A tradição cristã expressa pela Bíblia Sagrada referenciou a dor do parto como um castigo imposto ao sexo feminino em virtude da desobediência de Eva a um mandamento divino.

Conheça 3 das piores dores que um ser humano pode sentir

  • Neuralgia do trigêmeo. Ela é considerada a pior dor do mundo, por alguns médicos. ...
  • Pedras nos rins. Tomar muita água e comer menos sal pode ajudar a evitar as crises renais, que causam dores terríveis. ...
  • Enxaqueca.

A dor ocorre porque há a contração da musculatura do útero para empurrar o feto”, explica a ginecologista e obstetra, Telma Mariotto Zakka, coordenadora do Comitê de Dor Urogenital da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor.

Enxaqueca atinge um em cada sete brasileiros
De acordo com a pesquisa da GSK, no mundo, as dores musculares são as mais frequentes (95%), contemplando as dores nas costas (92%), dores na lombar (87%), pescoço (86%) e ombros (83%).

Estudos1,2,3,4 que analisam a tolerância entre homens e mulheres indicam que estas são mais sensíveis à dor. Além disso, o sexo feminino está mais sujeito a sofrer com condições que provocam dores crônicas.

As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN). Através delas, o paciente pode apontar para o profissional de saúde o quão intensa é a sua dor: em um extremo, está a condição sem dor, ou dor "nota zero".

Hipertensão intracraniana: é caracterizada por uma forte pressão intracraniana, que provoca dor e essa aumenta a ponto de tornar-se insuportável. Enxaqueca severa: são fortes dores na região do crânio, rosto e pescoço.

Dor total é a dor interpretada não apenas como um fenômeno físico, mas como um sintoma imbuído de dimensões emocionais, sociais e espirituais.

CLASSIFICAÇÃO DA DOR:

  • Zero (0) = Ausência de Dor.
  • Um a Três (1 a 3) = Dor de fraca intensidade.
  • Quatro a Seis (4 a 6) = Dor de intensidade moderada.
  • Sete a Nove (7 a 9) = Dor de forte intensidade.
  • Dez (10) = Dor de intensidade insuportável.

Nascer por cesariana também é uma forma sagrada de se chegar ao mundo, pois não existem nascimentos mais dignos ou menos dignos. Todo nascimento é um ato de amor, todo nascimento é mágico, intenso, doloroso e cheio de emoções.

O parto não é ritualmente impuro
Em algumas partes do mundo, uma mulher em trabalho de parto é considerada impura, assim como o processo de dar à luz. Em Levítico 12, na época em que as leis foram dadas a Moisés, lemos que as mulheres que haviam acabado de dar à luz eram consideradas cerimonialmente impuras.

A maternidade é uma vocação
Deus até usa o cuidado maternal como uma imagem de Seu próprio cuidado por seu povo: “Pode uma mãe esquecer o bebê em seu seio e não ter compaixão do filho que deu à luz? Mesmo que ela pudesse esquecer, Eu não vou esquecer você! “ (Isaías 49:15).

Todo mundo já ouviu que não há no mundo dor pior do que a do parto. Mas, de acordo com os especialistas, as mulheres que dão à luz não sofrem tanto quanto os portadores de pedras nos rins.

Considerada como a pior dor do mundo, a Neuralgia do nervo trigêmeo pode ser confundida como dor de dente, enxaqueca e até a distúrbios psiquiátricos. Mas a verdade é que o atraso da dor só leva a mais sofrimento pelo paciente.