Qual a pessoa que lê mais rápido?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Considerado o leitor mais rápido do mundo pelo livro dos recordes, James Saigg Bauer, 42 anos, é brasileiro, natural de São Paulo e reside em Brasília.

· Em 1990 entrou para o Livro de Recordes do Guinness por conseguir ler, nada mais, nada menos, do que 25 000 PALAVRAS POR MINUTO – isto significam umas valentes 80 páginas por minuto. · Este recorde ainda não foi superado e faz dele o detentor do título de “Leitor mais rápido do mundo”!

Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!

Na campeã João Pessoa, capital da Paraíba, 64% da população é considerada leitora, seguida de perto por Curitiba, com 63%, Manaus, com 62%, Belém, 61%, e São Paulo, 60%.

Considerado o leitor mais rápido do mundo pelo livro dos recordes, James Saigg Bauer, 42 anos, é brasileiro, natural de São Paulo e reside em Brasília.

Faça um teste para saber o tempo da sua velocidade de leitura!

  1. Conte o número de palavras das 3 primeiras linhas do mesmo texto. ...
  2. Divida o número total de palavras das 3 primeiras linhas por 3. ...
  3. Multiplique o número médio de palavras por linha pelo número de linhas que você leu em um minuto.

Randy dormiu 14 horas seguidas, após o registro do recorde, e, ao longo dos dias, seu padrão de sono voltou ao normal.

Ler aumenta as conexões neurais e funciona como uma ginástica para o cérebro. Estudos mostram que hábitos de leitura pode reduzir em até 30% a incidência de doenças como mal de Alzheimer. Também influencia na hora de fazer associações, o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.

Em Busca do Tempo Perdido, do escritor francês Marcel Proust (1871-1922), é considerado o livro mais longo de todos os tempos. Tem 9 609 000 caracteres, contando os espaços entre as letras. Proust escreveu o primeiro volume, dos sete que compõem a série, em 1912.

Qual a velocidade de leitura de uma pessoa normal? Entre 200 e 400 palavras por minuto. Um leitor comum leva, em média, um minuto para ler uma página, considerando que ela tenha cerca de 300 palavras.

Bhagavan Rajneesh, mais conhecido por Osho, foi um dos maiores leitores que a humanidade já conheceu. Tinha uma biblioteca particular de mais de 150 mil livros. Diz a lenda que ele chegava a ler mais de dez livros por dia. Leu de tudo para poder auxiliar o homem a se compreender melhor.

De acordo com os dados analisados, as mulheres são as que mais se dedicam à leitura. Do total de 88,2 milhões de leitores brasileiros, elas representam uma parcela de 57% dos leitores, enquanto os homens são 43%. As mulheres também leem mais: são em média 4,2 livros por ano, enquanto os homens leem cerca de 3,2.

Internet e redes sociais. De acordo com a coordenadora da pesquisa, Zoara Failla, a internet e as redes sociais são razões para a queda no percentual de leitores, sobretudo entre as camadas mais ricas e com ensino superior.

A falta de estímulo, de estrutura, fatores sociais e políticos podem ser algumas das causas, como explica Luiz Rohden, decano da Escola de Humanidades da Unisinos. Outro fator que pode ser analisado é a concorrência, pois a escolha de ler um livro pode bater de frente com a de consumir outros tipos de mídia.

De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro tem uma média anual de 4,96 livro por habitante.

Fotos criativas, vídeos, capturas de tela, infográficos, artes e até quadrinhos ou memes são boas opções para chamar a atenção de quem navega por redes sociais e feeds RSS. O assunto pode ser extremamente específico, mas sempre há um modo de chamar a atenção com uma bela imagem disponível nos bancos de imagem online.

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2019 revelou que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores nos últimos quatro anos.

Pode ser um sinal de dislexia ou déficit de atenção. Pode ser que esta preocupado com outra coisa. Pode ser que o texto seja enfadonho e mal escrito, o que é muito comum no Brasil.