Qual a penitenciária mais perigosa do Brasil?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Presídio Central de Porto Alegre

O Presídio Central de Porto Alegre é considerado uma das prisões mais perigosas do país. A superlotação é um grande problema, com capacidade para cerca de 1.800 presos, mas abrigando mais de 4.000 detentos.

O Presídio Federal de Catanduvas é o maior existente no Brasil e foi a primeira prisão federal de segurança máxima inaugurada pela União, em 2006. A pouco mais de 400 km de Curitiba, a penitenciária foi estrategicamente construída para isolar alguns dos maiores chefes do crime organizado.

Presídio feminino de Corumbá está entre os melhores avaliados no país, segundo Depen

  • 14 out 2021.
  • Categorias:Sistema Penitenciário.

A Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, mais conhecida como Penitenciária II de Tremembé, é uma penitenciária localizada no município de Tremembé, no Brasil. É conhecida por abrigar criminosos do sexo masculino considerados "famosos".

Foi em 1769 que a Carta Régia do Brasil determinou a construção da primeira prisão brasileira, a Casa de Correção do Rio de Janeiro.

Enquanto os presídios abrigam réus com processos sem transitado e julgado, isto é, o julgamento ainda não aconteceu. As penitenciárias abrigam presos já condenados pela justiça, eles recebem inclusive, o nome de presos permanentes.

A Cordilheira dos Andes é a cadeia montanhosa mais extensa do mundo. Ela atravessa sete países na parcela oeste da América do Sul, situando-se na região do Círculo de Fogo. A Cordilheira dos Andes é a mais longa em extensão do mundo, além de abrigar o ponto culminante das Américas.

Crimes mais cometidos no Brasil e penalidades
Os crimes relacionados ao tráfico de drogas são os que mais levam pessoas às prisões no Brasil, com 28% da população carcerária total, segundo o Depen. Somados, roubos e furtos chegam a 37% das ocorrências. Os homicídios representam 11% dos crimes que causam prisão.

tráfico de drogas

O crime que mais prende no Brasil é o tráfico de drogas (28%), seguido de roubo (25%), furto (13%) e homicídio (10%).

Anderson Lacerda Pereira, de 42 anos, conhecido como “Gordão", tinha o nome na Interpol desde 2020. De acordo com o delegado Paulo Eduardo Rabello, do 103º Departamento de Polícia, responsável pela prisão, Pereira é um dos três maiores traficantes do Brasil e seu patrimônio é estimado em R$ 130 milhões.

Conheças as melhores prisões do mundo

  • Leoben Justice Center, na Áustria.
  • Bastoy Prison, na Noruega.
  • Halden Prison, na Noruega.

Das 1.381 unidades prisionais, 997 têm mais de 100% da capacidade ocupada e outras 276 estão com ocupação superior a 200%.

No Brasil. O início do sistema penitenciário no Brasil foi através da Carta Régia de 8 de julho de 1796 que determinou a construção da Casa de Correção da Corte.

Cada presídio federal tem 12 celas desse tipo e elas são parecidas com as da ala comum dos presos. No espaço há cama, sanitário, pia, chuveiro, mesa e assento. A única diferença é o tamanho: as celas comuns têm 7 metros quadrados e não têm solário para banho de sol.

  • Líder em mega-assaltos, Márcio do Carmo Pimentel é apontado como um dos criminosos mais procurados do país. Imagem: Reprodução.
  • Marcos Roberto de Almeida, o Tuta. Imagem: Reprodução.
  • Leomar Oliveira Barbosa é antigo aliado de Fernandinho Beira-Mar. Ele foi solto após erro do sistema carcerário e está foragido.