Qual a pena mínima para organização criminosa?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

As penas previstas — reclusão, de 3 a 8 anos, e multa — são elevadas, não admitindo transação ou suspensão condicional do processo. Em caso de condenação, cuidando-se de delito não violento, é possível aplicar pena alternativa (até 4 anos de reclusão).

A organização criminosa exige a participação de no mínimo quatro integrantes, sendo a associação criminosa três ou mais pessoas. A organização criminosa deve ser estruturalmente ordenada e obter a organização de tarefas.

Qual a pena para quem forma uma quadrilha? No Código Penal (CP), art. 288, está prevista a pena de 01 (hum) a 03 (três) anos de reclusão.

O texto duplica esse prazo (de 120 para 240 dias) quando o réu estiver preso. Esses 240 dias poderão ser prorrogados por igual período se a causa for muito complexa ou se o réu tiver provocado algum atraso na investigação.

Costuma-se dizer que é possível provar a existência do crime consubstanciado no artigo 288 do Código Penal diante da estreita ligação entre os membros de um grupo, com reuniões, decisões comuns, preparo de planos(RT 255/339).

A pena do crime de associação criminosa, em sua figura simples (CP, art. 288, caput) e de reclusão, de 1 a 3 anos. Na figura qualificada – crime hediondo – (Lei 8.072/1990, art. 8º), a pena é de reclusão, de 3 a 6 anos.

288) e pelo crime praticado, em concurso material. Associação criminosa é a união estável e permanente de 2 ou mais pessoas para a prática de crimes específicos. A quadrilha tem sempre o fim de cometer crimes em geral, mas a associação destina-se ao cometimento de certos crimes.

PCC

Não é segredo que o PCC é a maior facção do país, com ação transnacional. Ele não age apenas na compra de maconha e cocaína de países produtores, mas também exporta toneladas de drogas para Europa, África e Ásia.

Hoje, a principal facção criminosa brasileira é o PCC (Primeiro Comando da Capital), que contava até 2020 com pelo menos 33 mil membros, segundo investigações da PF (Polícia Federal) e do Ministério Público de São Paulo.

O artigo 2º, a, desse tratado, dispõe que organizações criminosas são grupos de pessoas, existentes há algum tempo e atuando com o propósito de cometer uma ou mais infrações grave e com objetivo de obter benefício econômico ou material de qualquer forma.

Crime organizado ou organização criminosa são termos que caracterizam grupos transnacionais, nacionais ou locais altamente centralizados e geridos por criminosos, que pretendem se envolver em atividades ilegais, geralmente com o objetivo de lucro monetário.

1205. A pena da modalidade simples é de reclusão de 8 a 15 anos; mas se a extorsão mediante sequestro for praticada por “quadrilha ou bando”, a pena passa a ser de 12 a 20 anos de reclusão.

Qual a pena para formação de quadrilha? A pena deste crime, na sua modalidade simples, é de 1 (um) a 3 (três) anos de reclusão. Essa pena é aumentada até a metade (½) no caso de associação armada ou se houver a participação de criança ou adolescente.

A pena prevista é de até 5 anos de reclusão e multa, em caso de a falsidade ocorrer em documento público, e de até 3 anos, nos documentos particulares. É importante destacar que o crimes de falsidade ideológica não se confundem com os delitos de falsa identidade ou falsificação e uso de documento falso.