Qual a pedra de obará?

Perguntado por: bribeiro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Oba Lubè é representado pelo edùn àará (pedra de raio).

Dia 6 de junho é um dia especial para quem é de Candomblé. É dia de festa nos terreiros e em casa, quando vestimos nossas melhores roupas, nossas jóias e perfumes. Tudo isso para celebrar a felicidade, da fartura e a prosperidade regida pelo Odu Obará, o Senhor da Riqueza!

Feitiço a Obará, Odú da Riqueza e Prosperidade
Antes de fazer a oferenda, você deve tomar um banho de equilíbrio – cravo, açúcar e canela – e vestir uma roupa clara. Saiba que qualquer oferenda a Odú ou Ebós deve ser feita de manhã, preferencialmente antes das 10 horas.

Obará Meji é um Odu de prenúncios quase sempre positivos muito embora seus aspectos negativos sejam terríveis e tragam miséria total, loucura, traição e calúnia. Xangô, Yiemonjá, Iansã, Oba Ewá e Ipori. Azul claro e o violeta.

1 vela vermelha. (vermelho é a cor da vitalidade e rapidez) 3 cartas do Baralho Cigano… Veja como fazer a oferenda do Odu Obará, agrado e ganho para o Ebó dono da riqueza e o Orixá Oxossi.

O Orixá Bará é o Princípio de Movimento e Interligação, é também o mensageiro dos Orixás. Bará pode ser o mais benevolente dos Orixás se é tratado com consideração e generosidade. Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos.

O principal objetivo do Ebó é transformar ou equilibrar dificuldades, seja na saúde, trabalho, família, amor, justiça ou em outras situações da vida. Para os yorubás, tudo que é realizado como trabalho ou oferenda aos Orixás é chamado de ebó.

Para atrair a energia do ouro, prosperidade e fartura, a vidente Vandinha Lopes realiza no dia 30 de janeiro, às 20horas, o Ritual Virtual de Obará, o Grande orixá da Riqueza.

Banho de Prosperidade do Odu Obará
Inspirado nos aprendizados da Trilogia As Folhas Sagradas, que tal preparar um banho para atrair boas vendas e movimento financeiro aos seus caminhos?

Mas, Oxum também é a "Senhora do Ouro", deusa da riqueza e da prosperidade, e traz muita sorte para quem pede suas bênçãos. As preces e oferendas para Oxum costumam ser feitas em cachoeiras, rios e fontes de água, pois ela é Orixá das águas doces.

Odu é um conceito do culto de Ifá também usado no candomblé, interpretado no merindilogum, na caida de búzios. A palavra odu vem da língua iorubá e significa destino. Cada homem (ser) possui o seu destino que se assemelha a de outros mas sempre com alguma particularidade.

Perceba que mais uma vez o arquétipo criado no Brasil, dos típicos filhos de Ogun, sem paciência e impulsivos está na verdade no negativo de um Odù. Isso significa que aquela pessoa precisa ser como Ogun do Itan em que com calma, paciência e resiliência ele transforma a terra em ouro.

Seus números para sorte: 5 e 6. Xangô é o Orixá do fogo, Senhor do trovão que rege a economia e a justiça. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe quiabo cortado em miúdos com mel de abelha. Seus números para sorte: 6 e 12.

É utilizada para se obter paz de espírito, harmonia e equilíbrio em casa. Afasta o "gênio contrário" que poderá estar manifestado no ambiente, causando desentendimentos entre as pessoas.