Qual a participação da Termeletricidade na matriz energética brasileira?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

A energia termelétrica é a segunda mais utilizada no Brasil, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ela representa quase um quarto da potência energética do território nacional, que é gerada por mais de três mil usinas hidrelétricas.

Usinas termelétricas produzem energia a partir da queima de carvão, óleo combustível e gás natural em uma caldeira, ou pela fissão de material radioativo (como o urânio). O calor gerado a partir destes elementos transforma em vapor a água presente em tubos localizados nas paredes da caldeira.

Termelétrica a Carvão – Utiliza a queima de carvão para iniciar o processo de vaporização; Termelétrica a Biomassa – Utiliza a queima Biomassa (Madeira, Bagaços) para iniciar o processo de vaporização; Termelétrica Nuclear – Utiliza o calor do Urânio enriquecido para iniciar o processo de vaporização.

70%

Aproximadamente 70% da energia mundial é produzida nas usinas termoelétricas.

O subsistema Nordeste, composto por todos os estados da região homônima menos o Maranhão, concentra o maior número de termelétricas do Brasil- 28 unidades – mostra o Inventário de Emissões Atmosféricas em Usinas Termelétricas, estudo inédito do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) lançado dia 30.

As usinas termoelétricas poluem muito porque produz óxido de enxofre que reage com o oxigênio do ar formando ácido sulfuroso que por sua vez sofre oxidação formando o ácido sulfúrico que é o maior responsável pela produção d chuva ácida. A chuva ácida é arratada por muitos quilômetros indo poluir outros locais.

Porto de Sergipe I

A maior termelétrica em operação no Brasil hoje é a Porto de Sergipe I, com 1,5 mil MW de capacidade instalada. A nova unidade já passou por testes e adicionará ao Sistema Interligado Nacional (SIN) potência para abastecer até quatro milhões de pessoas na região Sudeste, a que mais consome energia no país.

Usina Termoelétrica, simplesmente termoelétrica ou termelétrica, é uma instalação industrial utilizada para a geração de energia elétrica, através de um processo que libera energia pela queima de algum tipo de combustível renovável ou não renovável.

O custo da energia elétrica gerada nas usinas termoelétricas é, geralmente, mais baixo do que a gerada nas hidrelétricas ou nas usinas nucleares. Porém, com queimam combustíveis fósseis para funcionar, possuem a desvantagem de poluir mais o ar do que os outros sistemas de geração de energia.

“Maior impacto ambiental produzido pelas termoelétricas são os gases. São produzidos óxidos e dióxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio, monóxido e dióxido de carbono, outros gases e particulados. Ainda tem a poluição sonora”, afirma.

A energia termoelétrica é gerada a partir da queima de combustíveis fósseis como: diesel, carvão mineral, gás natural, gasolina, etc – e tal processo acontece nas usinas termoelétricas.

A matriz elétrica brasileira é ainda mais renovável do que a energética, isso porque grande parte da energia elétrica gerada no Brasil vem de usinas hidrelétricas. A energia eólica também vem crescendo bastante, contribuindo para que a nossa matriz elétrica continue sendo, em sua maior parte, renovável.

China

Energia elétrica na China
Cerca de 80% da eletricidade gerada no país vem de recursos fósseis, nas termoelétricas, e 17% vem de hidroelétricas.

Usina Termoelétrica de Arroio dos Ratos

Em 1924 foi construída a Usina Termoelétrica de Arroio dos Ratos, pela Companhia de Estradas de Ferro e Minas de São Jerônimo. Foi a primeira Usina Termoelétrica do Brasil e da América Latina, tendo sido desativada na década de 1950.

A principal vantagem é que as usinas térmicas podem ser construídas com maior rapidez e próximas às regiões de consumo, resultando assim economia no custo das linhas de transmissão. Outro ponto positivo é o uso do gás natural como alternativa menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.

As usinas termelétricas que utilizam combustíveis fósseis também emitem quantidades significativas de gases de efeito estufa e de poluentes atmosféricos e, dependendo do porte, constituem- se na principal fonte de poluição do ar da região onde se instalam.

Além de problemas ambientais, o maior acionamento de termelétricas fósseis pode causar elevação nas contas de luz, já que a operação desses empreendimentos é mais cara em relação a usinas renováveis.

Histórico: As primeiras usinas termelétricas no Brasil surgiram no século XIX. Em 1883, por exemplo, em Campos dos Goytacazes, foi inaugurada uma termelétrica dotada de três dínamos, com 52 kW para abastecer a iluminação pública – a cidade foi a primeira a contar com iluminação pública como serviço público.

Na realidade, a primeira usina elétrica do mundo, a estação de geração de Pearl Street, foi colocada em funcionamento pelo inventor Thomas Edison em 1882.

As termelétricas utilizam combustíveis fósseis e biomassa para a produção de energia. As termoelétricas utilizam combustíveis fósseis e biomassa para a produção de energia.

Desvantagens: Liberação de gases poluentes na atmosfera. Custo para geração de energia mais elevado. Dependência de recursos finitos.