Qual a parte que protege a semente?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

O fruto, na verdade, tem a função de proteger as sementes e de preparar o solo, onde ela vai cair para facilitar a germinação.

As raízes ajudam a fixar a planta ao solo e são responsáveis pela absorção de substâncias essenciais, como água e sais minerais. Além disso, elas conduzem as substâncias e atuam também como reserva.

Usar uma camada grossa de folhas, palha ou lascas de madeira pode ser o conforto que o solo e as plantas precisam, ainda mais se tratando das plantas mais sensíveis, mas certifique-se de não bloquear logo em volta do caule central, para que o calor do solo ainda possa fluir ao longo da planta.

O pericarpo é a parte resultante do desenvolvimento da parede do ovário, já as sementes são provenientes dos óvulos fecundados. O pericarpo pode ser dividido em três camadas: epicarpo, mesocarpo e endocarpo. O epicarpo é a camada mais externa do fruto e é formado apenas pelo tecido epidérmico externo.

O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes.

A raiz é uma estrutura presente em vegetais do grupo das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Está localizada na base do vegetal e tem como função principal promover a absorção de água e nutrientes presentes no meio externo, geralmente no solo.

A raiz é um órgão vegetal que apresenta como função principal a sustentação da planta e a absorção de água e sais minerais, os quais são levados, via xilema, para as partes aéreas da planta.

RAIZ: nas plantas terrestres, a raiz é responsável por fixá-las ao solo. Ela também retira do solo a água, os sais minerais e outras substâncias necessárias para o desenvolvimento da planta.

Órgão que fixa a planta ao solo ou a um suporte e pelo qual ela absorve as substâncias que necessita para o seu desenvolvimento.

AS PARTES DA PLANTA SÃO: RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR, FRUTO E SEMENTE. AS PLANTAS SÃO SERES VIVOS E, ASSIM COMO AS PESSOAS, ELAS TAMBÉM NASCEM, CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM. A DIFERENÇA É QUE ELAS NÃO SÃO HUMANOS, SÃO VEGETAIS.

A periderme garante proteção ao vegetal e funciona também como um tecido de cicatrização, surgindo em regiões expostas após a queda de folhas e galhos ou após um ferimento.

O caule é a parte que deixa a planta em pé e o seu trabalho é levar os nutrientes que a raiz sugou e repartir pela plantinha toda. As folhas são responsáveis pela alimentação, respiração e transpiração das plantas, elas realizam a fotossíntese.

Nos frutos chamados de carnosos (que detalharemos a seguir), o mesocarpo reserva grande quantidade de açúcares e/ou lipídios. Por isso, em geral, o mesocarpo é a parte comestível dos frutos. Esses nutrientes energéticos presentes no mesocarpo têm a função de atrair animais dispersores.

A parede de um fruto é denominada pericarpo. Ele é dividido em epicarpo, que seria a sua “casca”; o mesocarpo, geralmente comestível; e o endocarpo. Os frutos podem ser do tipo: - Simples: quando são originários de uma flor dotada de um único ovário.

De um modo geral, três camadas podem ser distinguidas num fruto: o epicarpo que o reveste externamente, o mesocarpo que é a parte mais desenvolvida dos frutos carnosos (geralmente é a porção comestível), e o endocarpo, a camada que reveste a cavidade do fruto, sendo geralmente pouco desenvolvida e, muitas vezes, de ...

A camada de aleurona envolve toda a superfície do endosperma, à ex- ceção da região ocupada pelas células de transferência. No milho e no trigo, ela é formada por uma camada de células; no arroz, por uma a várias camadas de células, e na cevada, por três camadas de células (OLSEN, 2004).