Qual a parte mais importante da cabeça?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

cérebro

A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

São quatro músculos no total:

  • Masseter.
  • Músculo temporal.
  • Músculo pterigóideo medial.
  • Músculo pterigóideo lateral.

Estruturas subjacentes:

  • Região frontal.
  • Região parietal.
  • Região occipital.
  • Região temporal.
  • Região auricular.
  • Região mastóidea.
  • Região facial.

Lacrimal: localiza-se no terço médio da órbita, sendo este o menor e mais frágil osso da face.

O 22º osso é a mandíbula, que é o único osso móvel do crânio. O crânio anterior consiste nos ossos faciais e fornece suporte ósseo para os olhos, dentes e estruturas do rosto, além disso fornece aberturas para alimentação e respiração.

O osso mais forte e mais longo da face é a mandíbula.
Além disso, é o único osso móvel do crânio. Em um adulto, observa-se no esterno, nas vértebras, nas costelas e na pelve a presença da medula óssea vermelha, a qual se relaciona com a produção de células do sangue.

Entretanto, geralmente os sintomas que apontam para gravidade em traumas na região, são dor de cabeça, perda de consciência, vômitos e convulsões, sendo necessário procurar assistência médica imediatamente.

O cérebro é um órgão delicado e extremamente importante para o funcionamento do nosso organismo. Uma batida na cabeça pode levar a uma lesão e deixar sequelas severas e até mesmo ocasionar o óbito.

Além de encerrar e proteger a medula espinal, a coluna vertebral sustenta a cabeça e serve de ponto de fixação para as costelas, o cíngulo dos membros inferiores e músculos do dorso e membros superiores.

O músculo temporo parietal encontra-se lateralmente (osso temporal) e superficial. Possui uma origem na fáscia do osso temporal e inserção na cútis ou fáscia temporal acima (a frente da orelha). A sua ação é movimentar o couro cabeludo ou o escalpo. Os músculos auriculares (anterior, superior e posterior).

O crânio é constituído por oito ossos, são dois ossos parietais, dois temporais, um frontal, um occipital, um esfenóide e um etmóide. Sua parte anterior é denominada face e a posterior nuca.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

O crânio possui a função de proteger o encéfalo e garantir a mastigação, em razão da presença da mandíbula, entre outras funções. Podemos classificar os ossos que formam o crânio em dois grupos: ossos faciais e cranianos.

Chamamos de calota craniana a porção superior do crânio, os seja, os ossos que fecham o crânio superiormente. Essa calota é formada pela junção dos três maiores ossos do crânio, e que são ou últimos a se fechar, formando três das mais importantes suturas do crânio.