Qual a parte externa do coração?

Perguntado por: lneves3 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Epicárdio: a camada externa do coração é uma delgada lâmina de tecido seroso. O epicárdio é contínuo, a partir da base do coração, com o revestimento interno do pericárdio, denominado camada visceral do pericárdio seroso.

Endocárdio: é a camada mais interna e é formado por endotélio que está sobre uma camada subendotelial delgada de tecido conjuntivo. Essa última camada conecta-se ao miocárdio por uma camada de tecido conjuntivo que apresenta nervos, veias e alguns ramos do sistema responsável pela condução do impulso do coração.

O coração está localizado no compartimento central da cavidade torácica, espaço conhecido como mediastino. Localiza-se especificamente no mediastino médio. A posição do coração é oblíqua, estando posicionado mais à esquerda (dois terços) do que à direita (um terço). O coração possui um ápice e uma base.

O pericárdio é uma membrana que envolve o coração em sua parte externa, criando uma espécie de parede entre o órgão e o restante do corpo. Dentro dessa membrana, líquidos são armazenados, servindo como lubrificante para o coração, facilitando seus batimentos.

O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo. Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial.

O ápice (ponta do coração) está voltado para baixo, para a esquerda e para frente.

O epicárdio (fina camada de tecido conjuntivo) é o folheto visceral do pericárdio e serve de apoio para uma camada de epitélio pavimentoso simples (mesotélio) que cobre externamente o coração. O tecido adiposo que envolve o coração se acumula nessa camada.

Miocárdio é uma das camadas da parede do coração. Ele é formado por células musculares cardíacas e apresenta um sistema capaz de controlar o ritmo cardíaco. O coração é um órgão muscular que garante o bombeamento do sangue para o nosso corpo.

Os ventrículos cardíacos são as duas câmaras inferiores dos quadrantes do coração, o órgão principal do sistema cardiovascular. Eles são maiores e mais estreitos no ápice do que os átrios.

A aorta é o principal vaso sanguíneo do corpo. Sai do coração, passa pelo peito (denominado área torácica) e vai até o abdômen, onde se divide para levar sangue às pernas.

Cada tipo de vaso sanguíneo desempenha uma função dentro do sistema circulatório. Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo.

O coração é um órgão constituído por tecido muscular involuntário, localizado abaixo do osso esterno (tórax). Tem aproximadamente o tamanho de um punho fechado. Formado por dois sistemas de bombeamento independentes, um do lado direito e outro do lado esquerdo.

Então, nesse retângulo, você pode ver as três camadas: o endocárdio, o miocárdio e o pericárdio.

O átrio esquerdo compõe parte da base do coração, enquanto o átrio direito forma a parte direita de sua face esternocostal. Assim, na posição anatômica, o átrio esquerdo está posicionado atrás do átrio direito.

O epicárdio é revestido externamente pelo folheto visceral do pericárdio, membrana que envolve o coração. O epicárdio é formado de uma lâmina de tecido conjuntivo denso revestido externamente (isto é, na face voltada para a cavidade pericárdica) por um epitélio pavimentoso simples – um mesotélio.

Está situado no meio do mediastino. Sua função é a de lubrificar as superfícies móveis do coração.

Artérias coronárias (irriga somente a lâmina visceral do pericárdio seroso), primeiros ramos da aorta Ascendente.