Qual a parte do porco mais saudável?

Perguntado por: tqueiroz . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Retirado do lombo, o filé mignon suíno possui baixo índice de gordura superficial e é considerado um dos cortes mais macios e saudáveis da carne de porco, podendo ser preparado cozido, grelhado ou assado.

Alguns cortes de carne suína apresentam uma quantidade maior de proteínas do que o frango e a carne bovina. Uma porção de 100 g de lombo suíno assado, por exemplo, fornece 36 g de proteína, enquanto a mesma quantidade de coxa de frango e fraldinha oferecem, respectivamente, 15 g e 24 g desse nutriente.

Lombo

Lombo. É um corte magro do porco portanto um dos mais saudáveis. O lombo fica situado na parte de cima da espinha do animal. Para muitos, é considerada a peça suína mais suculenta.

Apersar do benefício de ser mais barata, a carne de porco leva a má fama de que engorda e não é saudável.
...
A nutri indica como boas opções:

  • Lombo;
  • Filé mignon suíno;
  • Pernil de porco.

As gorduras de derivados animais, como banha de porco, são ricos em colesterol, um dos principais causadores do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Derrame, Acidente Vascular Cerebral, Insuficiência Renal e Retinopatia (cegueira).

Como consumir carne de porco
Assim, como toda carne vermelha, o ideal é que esta carne seja consumida apenas de 2 a 3 vezes por semana, pois ao longo do tempo, se consumida em excesso, pode aumentar o risco de problemas no coração.

Segundo o especialista, o lombo, por ser uma carne com menos gordura, é consequentemente mais seca. “Por isso, seu preparo deve ser selado e assado para manter a umidade e, assim, ficar mais suculenta”, comenta. Já o pernil, mais gorduroso, permite um cozimento mais longo quando feito em peça.

No mundo judaico, o tema da pureza e a proximidade com a santidade é muito importante. E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos.

Os pés de porco (que contêm uma grande quantidade de colágeno) são muito populares na China.

70% da área gordurosa do suíno está localizada debaixo da pele (toucinho) e apenas 30% no restante do corpo. Sem a pele, a carne de porco apresenta baixos teores de gordura.

Qual o melhor tipo de carne? As carnes brancas de aves, como pato, codorna ou galinha, possuem menos gorduras e calorias e, por esse motivo, geralmente são consideradas mais saudáveis e podem ser consumidas mais frequentemente.

Versões que possuem baixa caloria são mais saudáveis para o organismo. O lombo, o filé mignon e o pernil de suínos são considerados os melhores cortes de carne de porco, porque apresentam pouca gordura e calorias.

Como qualquer outro alimento, a banha de porco deve ser consumida sem exagero, podendo assim proporcionar alguns benefícios à saúde, já que contém vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, Folato, colina e betaína.

Suínos X Bovinos
Em relação a quantidade de minerais, a carne bovina contém mais ferro, zinco e cobre, porém a carne suína tem mais potássio, magnésio, fósforo e menos sódio que a carne de vaca. Já em relação às vitaminas, a carne de porco é mais rica em B1, B2 e vitamina E.

"A carne de porco deve sim ser considerada saudável e incluída na sua dieta. Ela contém mais creatina e aminoácidos essenciais (como leucina, lisina e valina, por exemplo) do que a carne vermelha e outros tipos de carnes.

Carne de porco é ótima fonte de proteínas e vitamina B1, que ajuda no metabolismo genético e no bom funcionamento do sistema nervoso. Entre ela e a carne de frango com pele, não tenha dúvida: a de porco é mais saudável.

PERNIL SUÍNO
O pernil, por sua vez, é uma carne bem mais gordurosa e suculenta do que o lombo, podendo ser servido com ou sem o osso.

O azeite lidera o ranking das gorduras mais saudáveis.

Óleo de CANOLA

Óleo de CANOLA é sem dúvida o pior óleo para saúde.