Qual a parte do ovo que dá gases?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Quando falamos em gases, lembramos daquele cheiro forte e característico de enxofre associado ao consumo de ovo. De fato, a proteína presente na clara do ovo possui enxofre em sua composição.

Mastigar bem os alimentos, beber alguns tipos de chás, como hortelã e erva-doce, e diminuir a ingestão de alimentos ricos em enxofre e fibras, são algumas opções que podem ajudar a evitar os gases fedidos. Veja alguns chás para ajudar a diminuir os gases.

Ovo. Prende o intestino. Por ser uma fonte de proteína animal, o ovo de galinha não pode ser considerado uma opção fibrosa na alimentação. Por isso, para aqueles que querem soltar o intestino, a dica é optar pelo consumo de ovos com uma salada de folhas, por exemplo.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  1. Chá de erva-doce. ...
  2. Chá de hortelã-pimenta. ...
  3. Chá de gengibre. ...
  4. Chá de erva-cidreira. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Chá da raiz de angélica. ...
  7. Chá de louro. ...
  8. Exercício para eliminar os gases.

Segundo um estudo publicado no International Journal of Molecular Sciences, algumas reações gastrointestinais costumam ser comuns para quem tem a alergia à ovalbumina. Dentre elas, vômito, diarreia, dor abdominal, coceira na garganta e indigestão podem ser sentidos.

São muitos os alimentos que causam gases intestinais, na maioria das vezes resultantes da fermentação de carboidratos pela flora intestinal. Além das leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, milho e soja, frutas, carnes e até mesmo chicletes podem aumentar o incômodo.

Não há nenhum problema em consumir ovo cozido em pacientes com diverticulite. No entanto, há de se moderar a quantidade de consumo por refeição devido a presença de radicais de enxofre que podem aumentar a flatulência.

POSSO comer ovo? Não há problema com relação ã ingesta de ovo com relação a nenhum dos problemas que você citou.

Alimentos como feijão, repolho, condimentos fortes, bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos, frituras e leite (no caso de intolerantes à lactose) costumam causar uma sensação de estufamento e inchaço.

Os principais sinais que indicam o acúmulo de gases intestinais são:

  1. Flatulência;
  2. Inchaço e/ou estufamento na barriga;
  3. Distensão no abdômen;
  4. Fadiga;
  5. Dor abdominal em forma de pontadas.

Para que possamos estudar os gases, é necessário antes de qualquer coisa definir três tipos de gases: O gás real, o gás ideal e o gás perfeito.

Em relação ao ovo, a condição mais comum é a alergia à sua proteína. Aconselho conversar com um gastroenterologista.

Excesso de Gases
Dores, pontadas e desconforto abdominal são sintomas de gases intestinais. Geralmente, o mal-estar aparece com a ingestão de alimentos que estimulam a flatulência, como ovos, feijão, leite e refrigerantes.

Quais são os sinais e sintomas da alergia ao ovo?

  • coceira e vermelhidão na pele;
  • coriza;
  • dificuldade para respirar;
  • tosse seca;
  • chiado ao respirar;
  • dor no estômago;
  • náuseas e vômitos.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

Para quem tem esse problema, por outro lado, uma boa dica é dar preferência para pães e outras massas sem glúten. Isso porque, muitas vezes, o glúten não consegue ser bem digerido pelo organismo, o que acarreta em gases, inchaço abdominal e desconforto.

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.